segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Ciclo de Deming ou PDCA


-->
O  Ciclo de Deming ou PDCA

Toda decisão acertada é proveniente de experiência. E toda experiência é proveniente de uma decisão não acertada.  - Albert Einstein
Um dos processos  que auxilia na tomada de decisão ou na busca de uma solução para um desafio ou problemas é o PDCA, criado por Walter Shewhart, popularizado e também conhecido como o Ciclo de Deming.

Deming tornou-se um dos principais ícones no gerenciamento de qualidade na indústria japonesa, tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade, foi considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa.

Estes são alguns dos pontos preconizados por Deming:

1.Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los.
2. Adotar uma nova filosofia.
3. Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade.
4. Acabar com a prática de negócios baseado apenas no preço.
5. Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e reduzir os custos.
6. Fornecer treinamento no  trabalho.
7. Adotar e estabelecer liderança.
8. Eliminar do ambiente o medo.
9. Quebrar as barreiras entre os departamentos da organização.
10. Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todos os colaboradores.
11. Colocar todos na organização para trabalhar de modo a realizar a transformação.

A fabula a seguir demonstra a dificuldade e a importância de não desistir mesmo quando os problemas forem aparentemente intransponíveis.

Na selva viviam três leões.  Um dia, o macaco, o representante de todos os animais, convocou a todos para u uma tomada de decisão.  
 "-Todos nós sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma grande dúvida na selva. Existem 3 leões e os 3 são muitos fortes.   Ao qual devemos render obediência? Qual deles deverá ser o nosso Rei?"
Os leões souberam da reunião e  comentaram entre si: "-É verdade, a preocupação dos animais tem mito sentido. Uma selva não pode ter 3 reis.
Lutar entre nós, é que não podemos, já que somos muito amigos.  Precisamos saber qual será eleito, mas ...como descobrir?"
Outra vez os animais se reuniram e depois de muito discutir, chegaram a uma decisão, e a comunicaram aos 3 leões: A montanha Difícil era a mais alta de toda a selva. O desafio foi aceito, e todos os animais se reuniram para assistir a grande escalada.

"-Encontramos uma solução muito simples para o problema e decidimos que vocês 3 vão escalar a Montanha Difícil.  O que chegar primeiro ao topo da montanha será consagrado nosso Rei."

O primeiro leão tentou escalar,  mas não conseguiu chegar.
O segundo começou a escalar com toda a garra, mas também foi derrotado.
O terceiro tampouco o conseguiu, e desceu derrotado. 

Os animais ficaram impacientes e curiosos. Se os 3 foram  derrotados, como elegeriam um Rei?  Nesse momento, uma águia, grande em idade e sabedoria, pediu a palavra: "-Eu sei quem deve ser o Rei!"   

Todos os animais fizeram silêncio e a olharam com grande expectativa.   "-Como?", perguntaram todos.   "-É simples" ...disse a águia...."-Eu estava voando bem perto deles, e quando voltavam derrotados na sua escalada pela Montanha Difícil, escutei o que cada um disse a Montanha.
" O primeiro disse: "- Montanha, me venceste!"   O segundo disse: " - Montanha , me venceste!"   O terceiro disse: "- Montanha, me venceste, por enquanto!!!! Mas  você, já chegou  no seu tamanho final e eu, todavia....ainda estou crescendo." "- A diferença", completou a águia, "é que o terceiro leão, teve uma atitude de vencedor... quando sentiu a sua derrota naquele momento....mas não desistiu....E quem pensa assim ....sua pessoa é maior que seu problema. Ele é rei de si mesmo ! Está preparado para ser o rei dos demais!"  Os animais aplaudiram entusiasticamente o terceiro leão,  que foi coroado o Rei dos Animais.

Moral:
 
Não tem muita importância o tamanho das dificuldades ou situações que você tenha.  Teus problemas, pelo menos na maior parte das vezes,  já chegaram ao nível máximo,  mas você  não!

Tomar decisões pode ser um processo penoso, mas é uma parte essencial da gestão.  Estar a frente de uma organização, departamento ou divisão nem sempre é fácil, pois exige de cada gestor o seu melhor.  Segundo Michael Dell, as vezes é mais fácil decidir o que fazer, do que o que não fazer.  Para nos ajudar no processo decisório segue o modelo da ferramenta.

-->
Segue abaixo o modelo do Ciclo de Deming ou PDCA:

 
-->
Planejar ( Plan ):  Identifique qual é o problema. E utilize que ferramenta poderá ser útil para a solução do problema, ( Os 5 Porques, O diagrama de Causa e Efeito ou ainda o mapeamento do processo usando um mapa mental ).

Fazer (Do): Nesta etapa envolvemos uma grande quantidade de ações.  Geramos uma infinidade de ideias e possibilidades. Implementa-se um projeto piloto.

Checagem (Check): Nesta etapa checa-se os resultados do projeto piloto e todo o aprendizado incluindo o que pode ser aprimorado.

Ação ( Act): Aqui você implementa a solução. E pode continuar a aplicar o PDCA com o objetivo de melhoria continua.

Que ferramentas o auxiliam na tomada de decisão? O que tem feito para decidir adequadamente? Qual tem sido o resultado de suas decisões? Você esta satisfeito com os resultados que tem conseguido?

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário