Analise sua
inteligência emocional
"Obstáculos são aqueles perigos
que você vê quando tira os olhos de seu objetivo." - Henry Ford
Como lideres enfrentamos uma serie de situações desafiadoras
ao longo do dia, da semana, do mês...desafios fazem parte do dia a dia de
qualquer um de nós. Para o atingimento
de objetivos, precisamos ter uma visão clara, persistência e algumas
habilidades para lidar com desafios.
Henry Ford, quando decidiu construir um carro para as
multidões, deparou-se com muitos desafios. Era o inicio do século XX, apenas os
mais abastados tinham condições de comprar um carro. Diante dos desafios não desanimou, reuniu um
grupo de homens, que ao redor do que deveria se tornar um carro, começaram a
trabalhar. Em dado momento, seus
contadores o alertaram, sobre a impossibilidade de seu objetivo, demorava
demais e portanto, custaria muito caro.
Ford poderia ter desistido ali, no entanto, desenvolveu uma solução que
ficou conhecida como “linha de montagem”.
Cada vez que havia economia de escala, nas taxas de produção ele
simplificava o carro. O valor inicial de
seu veiculo ( Ford Bigode ), era de aproximadamente U$ 800,00; em 10 anos o
valor caiu para um valor em torno de U$ 300,00 e em duas décadas vendeu
15.000.000 milhões de veículos.
Grafico: Crescimento na produção de
carros na empresa Ford entre os anos de 1913 a 1926.
Para desenvolver as habilidades que nos capacitem para gerenciar
melhor nossas respostas e reações, existem muitos caminhos e ferramentas. Segue abaixo uma ferramenta de reflexão com
este intuito.
a.
Analise a Situação
1. Qual é a situação?
2.
Quem está envolvido?
3.
O que é suposição ?
4.
O que é fato?
b. Identifique
as Emoções
1.
Como as pessoas se sentem nesta situação?
2.
Que noção tenho de minhas emoções?
3.
Como me sinto agora?
4.
Como me senti durante o acontecimento?
c. Utilize as emoções
1.
Como os sentimentos afetam as ideias dessas
pessoas?
2.
O que ganhei me sentindo dessa maneira?
3.
Seu humor o influenciou para se sentir da
maneira como se sentiu?
4.
Você conseguiu sentir o que a outra pessoa
sentia?
d. Compreenda as emoções
1.
O que ocorreu para que você se sentisse assim? E
os outros?
2.
Por que você se sentiu assim?
3.
Como você se sentirá daqui a pouco?
4.
Descreva a intensidade de seus sentimentos.
e. Administre as emoções
1.
Qual foi sua reação? O que você fez?
2.
E os outros?
3.
Qual é o seu resultado ideal?
4.
Que passos você pode tomar para atingir esse
resultado?
Uma pergunta bem elaborada, pode nos ajudar a encontrar a
verdadeira causa raiz de uma situação.
Quais são os desafios atuais? Que habilidades você tem? Quais
você precisa desenvolver? Que ferramentas você têm utilizado para atingir
resultados?
Boa reflexão!
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