domingo, 10 de junho de 2012

Meus peixes no aquário, imagem singular


Meus peixes no aquário, imagem singular

“A água turva não mostra os peixes ou conchas embaixo; o mesmo faz a mente nublada.”  - Desconhecido

Meu primeiro aquário foi feito em casa por meu pai, era simples e muito bonito.  Passava horas admirando aqueles peixinhos dourados.  Mantendo a limpeza, equilibrando o ph da agua e alimentando os peixes; a aparência e beleza transparente permaneciam inalteradas.

Cuidados básicos eram necessários para se manter o interesse de todos aqueles que entravam em casa, e que costumeiramente admiravam o que viam. 

Recentemente, relendo alguns escritos, me deparei com a ideia  compartilhada por W. Chan Kim e Renée Mauborgne; chamaram-na de  Gestão do Aquário.  Ao refletir sobre a sua aplicação relembrei momentos em que ao dar visibilidade aos envolvidos em um projeto, consegui maior aderência e participação ativa.

Os tópicos sugeridos pelos escritores acima, são estes:

A) Ressalte a posição das pessoas envolvidas; isto aumentará o risco para os omissos de plantão.

B) Dê aos participantes o máximo de visibilidade; coloque-os sob os holofotes, o foco será direcionado aos retardatários.

C) A gestão deve estar baseada na transparência, na inclusão e no processo justo.

D) Faça reuniões periódicas para analise de desempenho, sob a ótica da execução da tarefa.

D) Aplique um processo justo, afim de que todos possam ser envolvidos, compartilhando os critérios decisórios, tornando as expectativas claras sobre o desempenho.

C) Defina com transparência o que se espera de cada um, dentro de um processo claro de recompensas.

A gestão eficaz, carrega consigo um “mar” de desafios, que quando bem administrados podem trazer uma imensidão de resultados positivos.  Foi o que aconteceu com o departamento de policia de Nova York, em uma década em que o banditismo tomava o poder.  A “gestão do aquário”  aplicada pelo comissário Bratton durante os anos de 94 e 96 revolucionaram o meio, e tornou-se modelo para outros departamentos ao redor do mundo.  Um caminho para articular um processo de execução bem sucedido, está em olhar o todo e agir de forma objetiva no especifico.  Quando o desafio for muito grande, divida-o em partes executáveis e procure delegar responsabilidades, deveres e... não esqueça de compartilhar o  holofote. 

Olhar o meu aquário hoje, me traz saudades do tempo de criança, além de me lembrar que é sempre possível resolver os desafios com simplicidade e transparência.

Como você tem lidado com desafios em sua gestão? Que métodos tem sido eficazes em seu dia a dia?  O que você fez para debelar o último desafio que enfrentou? É possível aplicar o método do aquário em sua realidade?

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário