quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Liderança: Planejamento, uma opção!


Liderança: Planejamento, uma opção!

“Um dos testes de liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se torne uma emergência.”
- Arnold Glasgow

Todos nós somos desafiados constantemente em nossas posições de liderança. O dia a dia da gestão traz consigo uma série de ganhos e também uma série de oportunidades de desenvolver os principais atributos da grande liderança.

Como diz a frase acima, reconhecer um problema no seu início, antes de que ele se torne um desafio ainda maior, poderá nos capacitar a gerenciar com eficiência o dia a dia do negócio. Esta habilidade requer uma atenção maior ao planejamento e a estratégia. 

Planejar é uma parte importante da gestão, que em alguns casos parece ser relegada a um segundo plano. Avaliar os cenários, as possibilidades, os recursos disponíveis, nossas debilidades e fortalezas, pode nos dar a condição para decidir de maneira mais apropriada.

O modelo SWOT é uma ferramenta simples que, se aplicada, poderá entre outras auxiliar no processo de gestão. Nesta análise quatro diretrizes são observadas: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
  • Forças (Strenghts) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, a qualidade do serviço prestado ao cliente, capacidade financeira etc.
  • Fraquezas (Weakness) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: os altos custos de produção, como somos percebidos, instalações e estruturas inadequadas, marca sem expressão etc.;
  • Oportunidades (Oportunities) - aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, nova política setorial, incentivos fiscais etc.;
  • Ameaças (Threats) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, alto “turnover”, mudanças na política externa etc.




 Estas ações por si só não são suficientes, é preciso também alinhar metas e valores. Saber o que e, quando vamos atingir um determinado resultado, nos impulsiona em direção aos melhores resultados. Este assunto porém, tratarei no próximo artigo.

Como você tem avaliado suas oportunidades? Quais são suas forças? Que fraquezas precisam ser trabalhadas? Que ameaças rondam seu ambiente?

Boa reflexão!




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As nuances da liderança

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As nuances da liderança

“Grandes líderes mudam de estilo para levantar a auto-estima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar.”- Sam Walton

Existem muitos estilos de liderança segundo os especialistas, como Annie McKee, Richard Boyatzis e Daniel Goleman, são:

1.     Visionário – compartilha uma visão, possui empatia e auto-confiança;
2.     Coaching – foca no desenvolvimento das pessoas de sua equipe, crê na capacidade do individuo, da direcionamento e feedback;
3.     Aflitivo – busca construir relacionamentos, sentimentos e relacionamentos são prioridades, funciona quando a moral está baixa e é preciso  recuperar confiança;
4.     Democrático – tendem a ouvir mais, gera decisões mais acertadas, é um bom ouvinte;
5.     Que impõe ritmo – é exigente e tem alta expectativa nos resultados, acredita que todos devem pensar como ele, é perfeccionista;
6.     Dominador – ele tem razão e deixa que as pessoas tenham suas próprias ideias, desde que sejam iguais a sua, gosta do poder, funciona melhor em situações de crise.

Tenho acompanhado alguns desses estilos de perto, e isto me ajuda a pensar que talvez, dependendo do momento, da equipe e dos objetivos, um estilo seja melhor que outro, não havendo portanto, o melhor.  Bons lideres são capazes de transitar nos diferentes estilos.  Tácito disse certa vez: -“ Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder”.  O exemplo é de  longe o maior motivador de uma equipe. Um chefe geralmente manda que se faça, um líder convida a ser acompanhado, para que o trabalho seja feito.

Alguns anos atrás conheci Blaine Lee, autor do livro – O Principio do Poder, que escreveu o seguinte: “O líder que exercita o poder com honra trabalhará de dentro para fora, começando por si próprio. Um líder é integro, demonstra a confiabilidade que irradia tanto de nosso caráter – aquilo que somos – como de nossa competência – aquilo que somos capazes de fazer e é provável que façamos”.

Ao ler esta citação de Lee, me recordei das palavras do General Norman Schwarzkohf - “A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter,  mas se tiver de passar sem um destes, que seja estratégia.”

Sua liderança está baseada no exemplo? As pessoas te seguiriam se fosse necessário? Você inspira as pessoas ao seu redor?

Boa reflexão!




domingo, 30 de setembro de 2012

Alto estresse, este conhecido indesejável


Alto estresse, este conhecido indesejável

"Muito do stress que as pessoas sentem não vem de terem coisas demais para fazer. Ele vem de não terminarem o que começaram."  -  David Allen

O dia a dia da gestão, nos leva a um alto nível de estresse. Temos que atender a vários compromissos, muitas vezes simultâneos.  Dividimos nossa atenção e energia e chegamos ao final do dia sem energia.

Recentemente li um artigo que apresentava os efeitos e os motivos que nos levam ao estresse,  foi escrito por pesquisadores da Universidade de Harvard.

Existem alguns motivos que nos levam ao estresse e que  muitas vezes fazem parte do nosso cotidiano.  Em casa discutimos com nosso cônjuge, no trânsito levamos uma fechada e desabamos em impropérios, o chefe nos pressiona com o prazo para a entrega de um relatório, criamos expectativa sobre determinada situação e nos decepcionamos, alguém de proposito sabendo que algo nos irrita, persiste em tentar nos desestabilizar.

Estas situações, certamente trazem algum tipo de consequência. Nossa pressão sobe, algumas doenças podem aflorar, entre outras coisas, portanto, gerenciar o estresse torna-se algo muito importante.  Algumas pessoas, procuram diminuir o estresse assumindo alguns comportamentos.  Isto é bom até certo ponto.  Deixe-me explicar melhor.  Algumas pessoas buscam auto-medicação, outros bebem demais, comem demais, ficam muito tempo na frente da TV, ou muitas horas na frente do computador; nenhum excesso pode ser considerado saudável.

Gostaria de compartilhar algumas ideias que talvez nos ajudarão a gerenciar melhor nosso dia a dia.

1.     Aproveite e desfrute dos laços emocionais, amizades e amores.  O tempo passa muito rápido, e muitas vezes não nos damos conta, percebemos a importância dos relacionamentos em duas possíveis situações; quando estamos longe e quando perdemos definitivamente a companhia.
2.     Relaxamento, a meditação nos ajuda a reaver o equilíbrio mental e físico, alguns minutos podem fazer uma grande diferença ao longo do dia.
3.     Respiração, o corpo absorve o oxigênio e elimina o gás carbônico. Com a entrada de oxigênio, as células produzem a energia necessária para todas as atividades relacionadas às funções do organismo.  Como 95% de energia produzida nas células requer oxigênio, uma correta respiração é de extrema importância para a vida.  Expire vagarosamente pelas narinas, deixando o ar tomar completamente o abdômen.



Como você tem gerenciado seu nível de estresse? Sua energia ainda está em alta no final de um dia? Existe algo que possa melhorar?

Boa reflexão!









domingo, 23 de setembro de 2012

Analise sua inteligência emocional

Analise sua inteligência  emocional

"Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."  -  Henry Ford

Como lideres enfrentamos uma serie de situações desafiadoras ao longo do dia, da semana, do mês...desafios fazem parte do dia a dia de qualquer um de nós.  Para o atingimento de objetivos, precisamos ter uma visão clara, persistência e algumas habilidades para lidar com desafios.

Henry Ford, quando decidiu construir um carro para as multidões, deparou-se com muitos desafios. Era o inicio do século XX, apenas os mais abastados tinham condições de comprar um carro.  Diante dos desafios não desanimou, reuniu um grupo de homens, que ao redor do que deveria se tornar um carro, começaram a trabalhar.  Em dado momento, seus contadores o alertaram, sobre a impossibilidade de seu objetivo, demorava demais e portanto, custaria muito caro.   Ford poderia ter desistido ali, no entanto, desenvolveu uma solução que ficou conhecida como “linha de montagem”.  Cada vez que havia economia de escala, nas taxas de produção ele simplificava o carro.  O valor inicial de seu veiculo ( Ford Bigode ), era de aproximadamente U$ 800,00; em 10 anos o valor caiu para um valor em torno de U$ 300,00 e em duas décadas vendeu 15.000.000 milhões de veículos. 

Grafico: Crescimento na produção de carros na empresa Ford entre os anos de 1913 a 1926.

Para desenvolver as habilidades que nos capacitem para gerenciar melhor nossas respostas e reações, existem muitos caminhos e ferramentas.  Segue abaixo uma ferramenta de reflexão com este intuito.

a.     Analise a Situação

1.    Qual é a situação?
2.     Quem está envolvido?
3.     O que é suposição ?
4.     O que é fato?

       b.   Identifique as Emoções

1.     Como as pessoas se sentem nesta situação?
2.     Que noção tenho de minhas emoções?
3.     Como me sinto agora?
4.     Como me senti durante o acontecimento?

       c.  Utilize as emoções

1.     Como os sentimentos afetam as ideias dessas pessoas?
2.     O que ganhei me sentindo dessa maneira?
3.     Seu humor o influenciou para se sentir da maneira como se sentiu?
4.     Você conseguiu sentir o que a outra pessoa sentia?

     d.  Compreenda as emoções

1.     O que ocorreu para que você se sentisse assim? E os outros?
2.     Por que você se sentiu assim?
3.     Como você se sentirá daqui a pouco?
4.     Descreva a intensidade de seus sentimentos.

      e.  Administre as emoções

1.     Qual foi sua reação? O que você fez?
2.     E os outros?
3.     Qual é o seu resultado ideal?
4.     Que passos você pode tomar para atingir esse resultado?

Uma pergunta bem elaborada, pode nos ajudar a encontrar a verdadeira causa raiz de uma situação.  

Quais são os desafios atuais? Que habilidades você tem? Quais você precisa desenvolver? Que ferramentas você têm utilizado para atingir resultados?

Boa reflexão!


domingo, 19 de agosto de 2012


Os 7 Segredos de uma boa jardinagem, no negócio.


Segredo nº 1:
“O que o homem semear... isso também colherá!”

No dia a dia do negócio, é preciso lembrar que se queremos que algo aconteça, não podemos ficar sentados esperando, precisamos correr atrás.  Um sonho sem ação deve contar apenas com a sorte, o que não é de todo ruim,  no entanto, ela não costuma aparecer quando se deseja e sim quando ela quer, portanto se nada for feito, um desejo pode demorar a se realizar.

Segredo nº 2:
“As plantas (pessoas) são únicas!”

Mesmo as semelhanças encontradas em pessoas, coisas ou situações não podem ser consideradas idênticas, portanto, é preciso ter em mente que não se pode tratar tudo e a todos da mesma maneira. Olhe para cada pessoa com um ser único e  trate-a como tal.  A pessoa se sentirá única e você conquistará respeito, admiração e quando necessário cooperação.

Segredo nº 3:
“Em todos os jardins (equipes) há sementes boas e ruins!”

Todos têm falhas, nosso desafio na vida é olhar apenas para as qualidades e deixar de lado tudo o mais.  Na gestão no entanto, ignorar pessoas envolvidas em um projeto, que estejam sabotando ou não fazendo nada,  poderá trazer prejuízos ao negócio.  Neste momento, o gestor deve ter coragem para cortar aqueles que não estejam alinhados. 

Segredo nº 4:
“É preciso saber podar!”

O bom jardineiro, sabe a época da poda e que galhos devem ser podados.  Ser justo para decidir, não se deixar  influenciar por apenas um lado (emocional), talvez seja um dos grandes desafios de um gestor equilibrado.  Nem sempre é fácil cortar alguém, mas algumas vezes esta tarefa se torna essencial.

Segredo nº 5:
“É o jardim quem melhor fala do jardineiro!”

Os resultados são sem sombra de dúvidas a melhor evidência de um  bom trabalho.   Uma  equipe alinhada, geralmente tem atrás de si um liderança eficaz. A unidade vem do alinhamento de valores, de uma visão compartilhada e de esforço conjunto.

 Segredo nº 6:
“Somos todos flores do mesmo jardim!”

Mesmo estando em um posição de chefia, uma pessoa não pode achar-se melhor do que outra.  Ser chefe é um cargo, uma posição temporária, nem sempre conquistada apenas por merecimento.  Ser líder é uma escolha. Um chefe consegue colaboradores obedientes, um líder consegue seguidores comprometidos.  

Segredo nº 7:
“Tenha o Paraíso como modelo ideal da perfeição e da beleza!”

Tenha em mente um modelo de negócio que queira atingir, procure entender o que fez com ele tenha tido sucesso, siga os seus passos e procure sempre aprimorar o que você tem feito bem.



quarta-feira, 11 de julho de 2012

Há um só processo de aprendizagem ?


Há um só  processo de aprendizagem ?

Existe uma discussão entorno de uma pirâmide que demonstra o percentual de retenção do conhecimento.  Esta pirâmide é atribuída a National Training Laboratories em Bethel Maine, USA.  Ao ter pesquisado um pouco mais afundo, verifiquei que não há uma confirmação sobre o registro da pesquisa cientifica nos arquivos do  laboratório em questão, havendo tão somente uma menção de um texto, cujo arquivo não podê ser encontrado, para validar o pressuposto.

De qualquer maneira como me foi pedido para compartilhar a imagem do gráfico que compõe a pirâmide; aqui esta  a tal pirâmide:




Em 1946, o pesquisador Edgar Dale parece ter criado uma teoria denominada Cone da Experiência.  Esta teoria ensina que o processo de aprendizado está divido em 6 partes, a saber: leitura ( visual ), audição ( áudio ), fala (áudio-visual) e escrita ( visual ). Como mostra a pirâmide abaixo:

Gostaria ainda sim, compartilhar algumas percepções, a respeito do processo de aprendizado e de retenção do conhecimento.  Nestes últimos vinte anos, posso dizer que uma maneira bastante eficaz de retenção do conhecimento, é a repetição.  Quanto mais se faz ou se fala sobre um determinado assunto, tanto maior se torna nossa habilidade em executar e compreende-lo.

Uma outra maneira vem através do processo de aprendizado a 3.  Este processo consiste de compartilhar o conhecimento adquirido, com uma terceira pessoa ou plateia. 

Em minhas classes, cursos e palestras , procuro envolver os alunos para que o processo seja participativo, envolvente e desperte o interesse do público.  Uso filmes, algumas brincadeiras, encenações, proponho discussões, pesquisas, leituras, jogos, exemplos do cotidiano e questões com o objetivo de proporcionar reflexão a respeito do assunto.

De qualquer maneira, não se pode dizer com certeza absoluta que os processos de aprendizado alistados na pirâmide, acontecem exatamente nos percentuais sugeridos. Acredito que todos têm seu valor e como há diferentes pessoas, provavelmente o percentual de retenção não poderá ser exatamente igual; cada um deles tem sua eficácia dependendo do momento e do contexto.  Talvez a questão seja mais complexa do que o proposto pela pirâmide.

O importante é que descubramos quais  processos separados ou somados nos trazem maior compreensão e retenção do conhecimento.

De que maneira você retêm o conhecimento? Tem utilizado algum processo bem sucedido?  Quanto do que lê, consegue se lembrar depois de algum tempo? Já pensou nisso?

Boa reflexão!


sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lidando com o estresse





Lidando com o estresse

Nesta semana ao discutir sobre como gerenciar o estresse, um dos participantes de nosso curso, pediu-me dicas sobre como gerenciar o estresse.

Lembrei de algumas dicas discutidas `a alguns meses e resolvi compartilhar.

No carro

Forçar o abdomen para tras contra o banco.
Girar o ombro para tras, pois muitas pessoas tendem a curvar-se para frente.
Buscar tocar a cabeca no teto, como se fosse conseguir.

Andando

Caminhar Ereto, olhando para frente com ombros para tras.

Sentado no escritorio

1o. Respirar fundo.
2o. Encher pulmao, pensar em algo que inspire/tranquilize.
3o. Soltar o ar vagarosamente.
Com os olhos abertos ou fechados, bocejar e esticar os braços.

Antes de dormir

Tome um banho relaxante e sinta a água escorrendo pelo corpo.
Pare de trabalhar 2 horas antes de deitar-se.
Pegue uma folha de papel e caneta e deixe do lado de sua cama, se os pensamentos não te deixarem dormir, transcreva-os para o papel.
Não beba alcool antes de deitar-se, pois a bebida aumenta o estado de alerta.
Beba um copo de leite quente.
É preciso identificar o inicio do estresse e, então agir.
O objetivo não é acabar com o estresse, pois um pouco de estresse é bom.  Muito estresse é que pode ser perigoso.

Quando estiver agitado

Respeire fundo enchendo o pulmão de ar e solte vagarosamente, repita a ação meia dúzia de vezes, buscando concentrar-se apenas na respiração.




Passar muito tempo no transito tem te irritado? O seu ambiente de trabalho tem te estressado? Você tem caminhado e aproveitado as imagens ao longo de sua caminhada? Você tem dormido o suficiente ou acorda sempre cansado? As pessoas ao seu redor têm percebido sua agitação? Existem motivos reais para sua constante agitação?

Boa reflexão!