segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O Ciclo de Deming ou PDCA


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O  Ciclo de Deming ou PDCA

Toda decisão acertada é proveniente de experiência. E toda experiência é proveniente de uma decisão não acertada.  - Albert Einstein
Um dos processos  que auxilia na tomada de decisão ou na busca de uma solução para um desafio ou problemas é o PDCA, criado por Walter Shewhart, popularizado e também conhecido como o Ciclo de Deming.

Deming tornou-se um dos principais ícones no gerenciamento de qualidade na indústria japonesa, tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade, foi considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria e a economia japonesa.

Estes são alguns dos pontos preconizados por Deming:

1.Criar constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço, a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los.
2. Adotar uma nova filosofia.
3. Acabar com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade.
4. Acabar com a prática de negócios baseado apenas no preço.
5. Aperfeiçoar constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a produtividade e reduzir os custos.
6. Fornecer treinamento no  trabalho.
7. Adotar e estabelecer liderança.
8. Eliminar do ambiente o medo.
9. Quebrar as barreiras entre os departamentos da organização.
10. Estabelecer um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todos os colaboradores.
11. Colocar todos na organização para trabalhar de modo a realizar a transformação.

A fabula a seguir demonstra a dificuldade e a importância de não desistir mesmo quando os problemas forem aparentemente intransponíveis.

Na selva viviam três leões.  Um dia, o macaco, o representante de todos os animais, convocou a todos para u uma tomada de decisão.  
 "-Todos nós sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma grande dúvida na selva. Existem 3 leões e os 3 são muitos fortes.   Ao qual devemos render obediência? Qual deles deverá ser o nosso Rei?"
Os leões souberam da reunião e  comentaram entre si: "-É verdade, a preocupação dos animais tem mito sentido. Uma selva não pode ter 3 reis.
Lutar entre nós, é que não podemos, já que somos muito amigos.  Precisamos saber qual será eleito, mas ...como descobrir?"
Outra vez os animais se reuniram e depois de muito discutir, chegaram a uma decisão, e a comunicaram aos 3 leões: A montanha Difícil era a mais alta de toda a selva. O desafio foi aceito, e todos os animais se reuniram para assistir a grande escalada.

"-Encontramos uma solução muito simples para o problema e decidimos que vocês 3 vão escalar a Montanha Difícil.  O que chegar primeiro ao topo da montanha será consagrado nosso Rei."

O primeiro leão tentou escalar,  mas não conseguiu chegar.
O segundo começou a escalar com toda a garra, mas também foi derrotado.
O terceiro tampouco o conseguiu, e desceu derrotado. 

Os animais ficaram impacientes e curiosos. Se os 3 foram  derrotados, como elegeriam um Rei?  Nesse momento, uma águia, grande em idade e sabedoria, pediu a palavra: "-Eu sei quem deve ser o Rei!"   

Todos os animais fizeram silêncio e a olharam com grande expectativa.   "-Como?", perguntaram todos.   "-É simples" ...disse a águia...."-Eu estava voando bem perto deles, e quando voltavam derrotados na sua escalada pela Montanha Difícil, escutei o que cada um disse a Montanha.
" O primeiro disse: "- Montanha, me venceste!"   O segundo disse: " - Montanha , me venceste!"   O terceiro disse: "- Montanha, me venceste, por enquanto!!!! Mas  você, já chegou  no seu tamanho final e eu, todavia....ainda estou crescendo." "- A diferença", completou a águia, "é que o terceiro leão, teve uma atitude de vencedor... quando sentiu a sua derrota naquele momento....mas não desistiu....E quem pensa assim ....sua pessoa é maior que seu problema. Ele é rei de si mesmo ! Está preparado para ser o rei dos demais!"  Os animais aplaudiram entusiasticamente o terceiro leão,  que foi coroado o Rei dos Animais.

Moral:
 
Não tem muita importância o tamanho das dificuldades ou situações que você tenha.  Teus problemas, pelo menos na maior parte das vezes,  já chegaram ao nível máximo,  mas você  não!

Tomar decisões pode ser um processo penoso, mas é uma parte essencial da gestão.  Estar a frente de uma organização, departamento ou divisão nem sempre é fácil, pois exige de cada gestor o seu melhor.  Segundo Michael Dell, as vezes é mais fácil decidir o que fazer, do que o que não fazer.  Para nos ajudar no processo decisório segue o modelo da ferramenta.

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Segue abaixo o modelo do Ciclo de Deming ou PDCA:

 
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Planejar ( Plan ):  Identifique qual é o problema. E utilize que ferramenta poderá ser útil para a solução do problema, ( Os 5 Porques, O diagrama de Causa e Efeito ou ainda o mapeamento do processo usando um mapa mental ).

Fazer (Do): Nesta etapa envolvemos uma grande quantidade de ações.  Geramos uma infinidade de ideias e possibilidades. Implementa-se um projeto piloto.

Checagem (Check): Nesta etapa checa-se os resultados do projeto piloto e todo o aprendizado incluindo o que pode ser aprimorado.

Ação ( Act): Aqui você implementa a solução. E pode continuar a aplicar o PDCA com o objetivo de melhoria continua.

Que ferramentas o auxiliam na tomada de decisão? O que tem feito para decidir adequadamente? Qual tem sido o resultado de suas decisões? Você esta satisfeito com os resultados que tem conseguido?

Boa reflexão!

domingo, 2 de dezembro de 2012

Entrevista sobre Gestão de Tempo


O desafio da gestão eficaz do tempo está  ligado a nossas escolhas, muito mais do que a uma  ferramenta.

Entrevista concedida para Talia Jaoui, da TV UOL, sobre gestão do tempo.  Caso queira assistir a entrevista na integra, procure por TV UOL e na busca colque João Palmeira.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Liderança: Planejamento, uma opção!


Liderança: Planejamento, uma opção!

“Um dos testes de liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se torne uma emergência.”
- Arnold Glasgow

Todos nós somos desafiados constantemente em nossas posições de liderança. O dia a dia da gestão traz consigo uma série de ganhos e também uma série de oportunidades de desenvolver os principais atributos da grande liderança.

Como diz a frase acima, reconhecer um problema no seu início, antes de que ele se torne um desafio ainda maior, poderá nos capacitar a gerenciar com eficiência o dia a dia do negócio. Esta habilidade requer uma atenção maior ao planejamento e a estratégia. 

Planejar é uma parte importante da gestão, que em alguns casos parece ser relegada a um segundo plano. Avaliar os cenários, as possibilidades, os recursos disponíveis, nossas debilidades e fortalezas, pode nos dar a condição para decidir de maneira mais apropriada.

O modelo SWOT é uma ferramenta simples que, se aplicada, poderá entre outras auxiliar no processo de gestão. Nesta análise quatro diretrizes são observadas: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
  • Forças (Strenghts) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, a qualidade do serviço prestado ao cliente, capacidade financeira etc.
  • Fraquezas (Weakness) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: os altos custos de produção, como somos percebidos, instalações e estruturas inadequadas, marca sem expressão etc.;
  • Oportunidades (Oportunities) - aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, nova política setorial, incentivos fiscais etc.;
  • Ameaças (Threats) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, alto “turnover”, mudanças na política externa etc.




 Estas ações por si só não são suficientes, é preciso também alinhar metas e valores. Saber o que e, quando vamos atingir um determinado resultado, nos impulsiona em direção aos melhores resultados. Este assunto porém, tratarei no próximo artigo.

Como você tem avaliado suas oportunidades? Quais são suas forças? Que fraquezas precisam ser trabalhadas? Que ameaças rondam seu ambiente?

Boa reflexão!




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

As nuances da liderança

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As nuances da liderança

“Grandes líderes mudam de estilo para levantar a auto-estima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar.”- Sam Walton

Existem muitos estilos de liderança segundo os especialistas, como Annie McKee, Richard Boyatzis e Daniel Goleman, são:

1.     Visionário – compartilha uma visão, possui empatia e auto-confiança;
2.     Coaching – foca no desenvolvimento das pessoas de sua equipe, crê na capacidade do individuo, da direcionamento e feedback;
3.     Aflitivo – busca construir relacionamentos, sentimentos e relacionamentos são prioridades, funciona quando a moral está baixa e é preciso  recuperar confiança;
4.     Democrático – tendem a ouvir mais, gera decisões mais acertadas, é um bom ouvinte;
5.     Que impõe ritmo – é exigente e tem alta expectativa nos resultados, acredita que todos devem pensar como ele, é perfeccionista;
6.     Dominador – ele tem razão e deixa que as pessoas tenham suas próprias ideias, desde que sejam iguais a sua, gosta do poder, funciona melhor em situações de crise.

Tenho acompanhado alguns desses estilos de perto, e isto me ajuda a pensar que talvez, dependendo do momento, da equipe e dos objetivos, um estilo seja melhor que outro, não havendo portanto, o melhor.  Bons lideres são capazes de transitar nos diferentes estilos.  Tácito disse certa vez: -“ Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder”.  O exemplo é de  longe o maior motivador de uma equipe. Um chefe geralmente manda que se faça, um líder convida a ser acompanhado, para que o trabalho seja feito.

Alguns anos atrás conheci Blaine Lee, autor do livro – O Principio do Poder, que escreveu o seguinte: “O líder que exercita o poder com honra trabalhará de dentro para fora, começando por si próprio. Um líder é integro, demonstra a confiabilidade que irradia tanto de nosso caráter – aquilo que somos – como de nossa competência – aquilo que somos capazes de fazer e é provável que façamos”.

Ao ler esta citação de Lee, me recordei das palavras do General Norman Schwarzkohf - “A liderança é uma poderosa combinação de estratégia e caráter,  mas se tiver de passar sem um destes, que seja estratégia.”

Sua liderança está baseada no exemplo? As pessoas te seguiriam se fosse necessário? Você inspira as pessoas ao seu redor?

Boa reflexão!




domingo, 30 de setembro de 2012

Alto estresse, este conhecido indesejável


Alto estresse, este conhecido indesejável

"Muito do stress que as pessoas sentem não vem de terem coisas demais para fazer. Ele vem de não terminarem o que começaram."  -  David Allen

O dia a dia da gestão, nos leva a um alto nível de estresse. Temos que atender a vários compromissos, muitas vezes simultâneos.  Dividimos nossa atenção e energia e chegamos ao final do dia sem energia.

Recentemente li um artigo que apresentava os efeitos e os motivos que nos levam ao estresse,  foi escrito por pesquisadores da Universidade de Harvard.

Existem alguns motivos que nos levam ao estresse e que  muitas vezes fazem parte do nosso cotidiano.  Em casa discutimos com nosso cônjuge, no trânsito levamos uma fechada e desabamos em impropérios, o chefe nos pressiona com o prazo para a entrega de um relatório, criamos expectativa sobre determinada situação e nos decepcionamos, alguém de proposito sabendo que algo nos irrita, persiste em tentar nos desestabilizar.

Estas situações, certamente trazem algum tipo de consequência. Nossa pressão sobe, algumas doenças podem aflorar, entre outras coisas, portanto, gerenciar o estresse torna-se algo muito importante.  Algumas pessoas, procuram diminuir o estresse assumindo alguns comportamentos.  Isto é bom até certo ponto.  Deixe-me explicar melhor.  Algumas pessoas buscam auto-medicação, outros bebem demais, comem demais, ficam muito tempo na frente da TV, ou muitas horas na frente do computador; nenhum excesso pode ser considerado saudável.

Gostaria de compartilhar algumas ideias que talvez nos ajudarão a gerenciar melhor nosso dia a dia.

1.     Aproveite e desfrute dos laços emocionais, amizades e amores.  O tempo passa muito rápido, e muitas vezes não nos damos conta, percebemos a importância dos relacionamentos em duas possíveis situações; quando estamos longe e quando perdemos definitivamente a companhia.
2.     Relaxamento, a meditação nos ajuda a reaver o equilíbrio mental e físico, alguns minutos podem fazer uma grande diferença ao longo do dia.
3.     Respiração, o corpo absorve o oxigênio e elimina o gás carbônico. Com a entrada de oxigênio, as células produzem a energia necessária para todas as atividades relacionadas às funções do organismo.  Como 95% de energia produzida nas células requer oxigênio, uma correta respiração é de extrema importância para a vida.  Expire vagarosamente pelas narinas, deixando o ar tomar completamente o abdômen.



Como você tem gerenciado seu nível de estresse? Sua energia ainda está em alta no final de um dia? Existe algo que possa melhorar?

Boa reflexão!









domingo, 23 de setembro de 2012

Analise sua inteligência emocional

Analise sua inteligência  emocional

"Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."  -  Henry Ford

Como lideres enfrentamos uma serie de situações desafiadoras ao longo do dia, da semana, do mês...desafios fazem parte do dia a dia de qualquer um de nós.  Para o atingimento de objetivos, precisamos ter uma visão clara, persistência e algumas habilidades para lidar com desafios.

Henry Ford, quando decidiu construir um carro para as multidões, deparou-se com muitos desafios. Era o inicio do século XX, apenas os mais abastados tinham condições de comprar um carro.  Diante dos desafios não desanimou, reuniu um grupo de homens, que ao redor do que deveria se tornar um carro, começaram a trabalhar.  Em dado momento, seus contadores o alertaram, sobre a impossibilidade de seu objetivo, demorava demais e portanto, custaria muito caro.   Ford poderia ter desistido ali, no entanto, desenvolveu uma solução que ficou conhecida como “linha de montagem”.  Cada vez que havia economia de escala, nas taxas de produção ele simplificava o carro.  O valor inicial de seu veiculo ( Ford Bigode ), era de aproximadamente U$ 800,00; em 10 anos o valor caiu para um valor em torno de U$ 300,00 e em duas décadas vendeu 15.000.000 milhões de veículos. 

Grafico: Crescimento na produção de carros na empresa Ford entre os anos de 1913 a 1926.

Para desenvolver as habilidades que nos capacitem para gerenciar melhor nossas respostas e reações, existem muitos caminhos e ferramentas.  Segue abaixo uma ferramenta de reflexão com este intuito.

a.     Analise a Situação

1.    Qual é a situação?
2.     Quem está envolvido?
3.     O que é suposição ?
4.     O que é fato?

       b.   Identifique as Emoções

1.     Como as pessoas se sentem nesta situação?
2.     Que noção tenho de minhas emoções?
3.     Como me sinto agora?
4.     Como me senti durante o acontecimento?

       c.  Utilize as emoções

1.     Como os sentimentos afetam as ideias dessas pessoas?
2.     O que ganhei me sentindo dessa maneira?
3.     Seu humor o influenciou para se sentir da maneira como se sentiu?
4.     Você conseguiu sentir o que a outra pessoa sentia?

     d.  Compreenda as emoções

1.     O que ocorreu para que você se sentisse assim? E os outros?
2.     Por que você se sentiu assim?
3.     Como você se sentirá daqui a pouco?
4.     Descreva a intensidade de seus sentimentos.

      e.  Administre as emoções

1.     Qual foi sua reação? O que você fez?
2.     E os outros?
3.     Qual é o seu resultado ideal?
4.     Que passos você pode tomar para atingir esse resultado?

Uma pergunta bem elaborada, pode nos ajudar a encontrar a verdadeira causa raiz de uma situação.  

Quais são os desafios atuais? Que habilidades você tem? Quais você precisa desenvolver? Que ferramentas você têm utilizado para atingir resultados?

Boa reflexão!