sábado, 21 de janeiro de 2012

Estou Estressado?



Os 3 elementos do estresse.

Dez anos atrás, eu e alguns amigos, decidimos acampar, fazer rapel e visitar cavernas em uma área de pesquisas da USP.  Para entrar na caverna tínhamos que nos arrastar entre duas pedras praticamente deitados e, enfrentar além da escuridão total, uma visão que me impressionou.  A caverna era repleta de aranhas chamadas Opilião.  Nunca havia visto tantas aranhas juntas e de tamanho assustador; todo o teto estava tomado por elas.  Se soubéssemos para onde correr, eu e alguns outros não hesitaríamos.  Nosso guia nos tranquilizou, elas eram consideradas inofensivas.  O nível de estresse naquele momento foi altíssimo, mas como “machos”, ninguém demonstrou medo, até aquele momento.  O estresse gerado para alguns foi ruim, para outros foi motivador. 

Ha alguns anos atrás, dois pesquisadores, David Diamond e Jeansok Kim, elaboraram uma definição; 3 elementos que se manifestassem ao mesmo tempo, identificariam o estresse. 

Elemento 1

Tem que haver uma resposta fisiológica de excitação em relação ao estresse e é necessário que ela possa ser verificada por alguém.

Naquele final de semana, uma outra aventura ainda nos esperava.  Não conhecíamos o local e fomos levados até uma área muito alta, cujo topo terminava em uma pedra arredondada.  De cima da pedra não conseguíamos ver o chão, a falta de visão causou certa apreensão em todos nós, ninguém queria ser o primeiro.  Eu me aventurei, fingi que havia caído e me machucado, ao voltar ao topo alguns ficaram temerosos em prosseguir.  Mas o que me marcou foi um colega muito mais velho do que eu, que entrou em desespero e se recusou de forma veemente a descer.  Foi constrangedor para ele e engraçado para todos os demais, pois até aquele momento ele parecia um homem muito confiante.  Seu comportamento me lembrou uma criança acuada.

Elemento 2

O fator estressante deve ser considerado repulsivo.  Isso pode ser avaliado com uma simples pergunta: “Se a pessoa tivesse a possibilidade de diminuir a gravidade da experiência ou evitá-la por completo, ela faria isso?

Este meu amigo, passado alguns minutos.  Procurou desesperadamente explicar seu comportamento.  Quanto mais tentava  justificar, pior ficava a situação.  Senti que se ele pudesse voltar no tempo para evitar aquela experiência, ele o faria.

Elemento 3

A pessoa não pode sentir que tem condições de dominar o fator estressante.  Quanto mais se perde o controle, mais intenso o estresse é considerado.

Lembro-me que apesar de ser um homem grande e forte, o medo foi tão maior, que ele começou a passar mal.  Não havia um motivo aparente para aquele mal súbito, a não ser o medo do desconhecido.

É muito simples reconhecer nossa reação ao estresse:  a pressão sanguínea sobe, o pulso dispara e sentimos uma enorme liberação de energia.  Isto significa que a adrenalina entrou em ação. Nossos sistemas sensoriais detectam o estresse, então o hipotálamo envia um sinal para as glândulas suprarrenais, que lançam quantidades enormes de adrenalina no sangue, o efeito de toda essa situação é chamado de reação de luta ou fuga.  Meu amigo optou pela segunda.

Sabe qual é um dos efeitos negativos do alto nível de estresse?  Ele atrapalha o aprendizado.

Você consegue reconhecer seus momentos de estresse? O que você faz quando se sente estressado? Ataca o problema ou foge? O que você poderá fazer para diminuir as consequências da próxima vez que se sentir estressado?

Boa reflexão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário