sábado, 28 de janeiro de 2012

Planejamento diário


Planejamento diário

Todos nós temos uma quantidade enorme de tarefas para executar todos os dias,  no entanto, poucos têm o costume de planejar sua execução.  O planejamento diário, traz uma quantidade enorme de benefícios nas áreas profissional e pessoal.

Ao discutir a importância do planejamento, tenho me deparado com alguns comportamentos:

O individuo sabe que é importante planejar, mas o não faz por achar que se parar algum tempo para fazê-lo, será um desperdício, pois não conseguirá aplicar.
O individuo até tenta, mas como nunca consegue realizar, se sente desmotivado e desiste.
O individuo o faz, mas faz pela metade, como consequência se desanima e não cumpre o que foi planejado.
O individuo escreve o que pretende fazer, mas se esquece de olhar o que planejou.
O individuo planeja, mas o ambiente em que está inserido, é desorganizado portanto seu planejamento é impactado negativamente pelo “meio”; isto o desestimula.
O individuo não tem uma metodologia de planejamento.
O individuo não planeja, porque não sabe como.
O individuo não planeja por que não tem tempo.

Você já viveu algum desses comportamentos?

Os motivos podem ser muitos para não se planejar, mas há uma certeza, sem planejamento no final de um dia, o principal sentimento será frustração por ter trabalhado muito e ter realizado pouco.

Planejar requer poucas coisas simples: Desejo, disciplina, metodologia e ferramenta.

Sem um desejo profundo de fazer diferente, nós naturalmente voltamos ao costume antigo.  Mudar requer algum nível de sacrifício e nem todos têm o desejo de pagar o preço exigido.

Disciplina é disposição e constância para realizar algo, neste caso precisamos fazer diferente, ou seja, será requerido uma mudança de comportamento; esta mudança torna-se natural na medida em que procuramos praticá-la e incorporá-la ao cotidiano.  Ao fazermos isso, criamos um “hábito”.

Metodologia, existem muitas, a que sugiro é a que aplicamos na Franklin Covey; chamada de 5 Escolhas, que propiciam uma conscientização e a busca por um equilíbrio nas 4 dimensões da vida.

A ferramenta é importante, no entanto a grande maioria de ferramentas eletrônicas disponibilizam os meios para a execução das etapas mencionadas acima.  Mesmo assim, baseado em minha experiência, arriscaria dizer que até mesmo em “papel de pão”, podemos planejar com eficácia, mais importante do que a ferramenta é a metodologia.

Como está o seu planejamento diário? Você consegue chegar ao final de um dia, com o sentimento de dever cumprido? Você possui uma metodologia eficaz? Seus objetivos diários têm sido alcançados? Qual é o seu nível de estresse?

Boa Reflexão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário