sábado, 21 de janeiro de 2012

Nosso dia a dia e a Motivação


Nosso dia a dia e a Motivação

No trabalho ou em casa, qualquer um de nós pode atestar que temos pouco tempo para fazer coisas prazerosas ou divertidas.  Muitos têm vindo a mim, para discutir sobre como aproveitar melhor o tempo.  Como no artigo que escrevi no Livro Leader Coach, ter uma hora `a mais; a sugerida 25a. Para se conquistar essa hora `a mais sugerida, depende muito mais de nossas escolhas do que de qualquer outro motivo que se possa imaginar.

Em nossos primeiros anos de vida, parece que utilizamos muito mais o lado direito de nosso cérebro, por este motivo, conseguimos nos expressar através de atividades corpóreas, da expressão de emoções; de brincadeiras de faz de conta e de muita criatividade.  Com o passar do tempo crescemos e na escola somos direcionados a utilizar muito mais o pensamento analítico, a lógica, a forma cartesiana de pensar, parece que são recompensados os que utilizam mais o lado esquerdo.  Apesar de alguns cientistas lançarem dúvidas sobre a dominância de um dos lados do cérebro, todos nós utilizamos os dois lados.

Pessoas que têm resultados expressivos, parecem usar de forma mais equilibrada estes dois hemisférios. Ser auto motivado é uma característica de pessoas de sucesso.  Os fatores externos tendem a nos influenciar muitíssimo,  mas devemos entender que os fatores intrínsecos, é que podem nos mover na direção da realização. Já que um dia fomos muito criativos, podemos resgatar essa característica e usá-la a nosso favor.  Gostaria de compartilhar algumas maneiras:

  • Se quer escrever um livro algum dia, escreva um pouco todos os dias, sobre qualquer assunto.
  • Se quiser aprender uma nova língua, diariamente ouça músicas na língua desejada e cante em voz alta com a letra em mãos.
  • Se quiser comprar algo que neste momento esteja longe de sua condição financeira, mensalmente coloque de lado qualquer quantia com esse fim, mesmo que seja um valor baixo.
  • Se quiser perder peso, procure mudar dois ou três hábitos que reconhecidamente te levam a ganhar ou a manter o peso atual. Por exemplo: corte o refrigerante, beba mais água, caminhe um pouco mais todos os dias.

Algumas pessoas dão desculpas para iniciar algo novo, por que talvez acredite não ter condições.  Alguns anos atrás li o seguinte: “ O homem sábio, saberá criar para si, mais oportunidades do que estas possam lhe aparecer”.

Se as condições ideais não se apresentarem, utilize seu lado direito do cérebro: Crie-as!

Pense `a respeito, certamente você encontrará algumas respostas.

Boa reflexão

Nenhum comentário:

Postar um comentário