quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A Gestão do Tempo - Negociação


A Gestão do Tempo – Negociação

O negociador profissional William Ury,  em  um  dos  capítulos de seu livro          “O Poder do Não Positivo”, propõe uma maneira de negociar denominada: Sim, Não, Sim.  Explica que você deve começar com uma afirmação, seguida do estabelecimento de um limite, e terminando com uma proposta sim.  Ele sugere que essa sequencia não é rígida, no entanto, é o tripé do conceito do “Não Positivo”.

Nós ocidentais, temos uma dificuldade cultural em dizer não, isto nos traz naturalmente consequências boas e ruins.  O impacto nas atividades do dia a dia, pode ser enorme, se dissermos sim sempre.  Mantem em alta o nível de relacionamento, vende a impressão de se ser uma pessoa sempre solicita e disponível, mas por outro lado provoca um aumento de responsabilidades a cumprir, aumenta o numero de tarefas a executar, afeta a produtividade durante um determinado período, impacta na qualidade final e nos leva a um nível de estresse maior do que o necessário.

Dizer não pode ser considerada uma habilidade artística. É uma habilidade, por que precisa ser praticada a tal ponto que soe natural a quem ouve e a quem fala, sem que com isso cause algum desconforto de qualquer uma das partes.

Certa vez li, que quando sempre se diz sim para um filho, você estará criando um monstro; pois um dia, ele ouvirá da sociedade alguns “nãos” e quando isso acontecer, não saberá lidar com o nível de rejeição e sua reação provavelmente será caos.  No trabalho, existe algo de semelhante, quando você sempre diz sim, as pessoas acabam se acostumando a ouvi-lo, quando vier a dizer não, a reação certamente não será das melhores.  De forma geral, as pessoas acham que sempre temos que dizer sim para suas necessidades.

Se a técnica do tripé pode ser considerada uma das possíveis saídas para uma boa negociação, você deverá praticar.  Na vida pessoal, o parâmetro deve ser o que tem mais valor para você e para as pessoas importantes a sua volta.  Na vida profissional o parâmetro deve ser as metas crucialmente importantes da empresa. Quando cascateadas elas chegam até você já definidas por nível de responsabilidade, procure saber o que é esperado de seu departamento, área, equipe e de você, certamente ira lhe ajudar a dizer sim ao que importa e não ao que mesmo parecendo urgente, poderá receber o seu não.  Dizer sim o tempo todo, pode manter o relacionamento, mas impacta diretamente no seu poder de gerenciar as tarefas importantes no tempo.

Você costuma dizer sim sempre? Você tem ou já teve dificuldade de dizer não?
Você se preocupa com que os outros vão dizer e por isso sempre procura agradar e por isso diz sim?

Boa Reflexão!






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