quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mudar e inovar o tempo todo e, a todo o momento!


Mudar e inovar o tempo todo e, a todo o momento!

Nos últimos 18 meses, fui convidado várias vezes `a compartilhar por meio de palestras, minha visão sobre mudanças. Abaixo gostaria de discorrer sobre uma pequena parte deste assunto.

Quando se aventa a necessidade de mudar, esta ideia nem sempre é bem vinda.  Grande parte das pessoas e organizações são avessas as mudanças; sejam elas, graduais ou radicais.

Para permanecer no mercado por longo tempo, adaptar-se a mudança, tornou-se quase um fator de sobrevivência.  Renovar-se constantemente, irá ajudar uma organização a permanecer na vanguarda, pois os clientes e os concorrentes estão sempre atentos ao novo.

Se tudo muda, e isto é uma realidade; mudar deveria ser a primeira força motriz do nosso negócio. A mudança e a inovação devem ocorrer em dois ambientes: interno e externo.

Quando se pensa em uma mudança de curto, médio ou longo prazo, nos deparamos com alguns desafios.
O primeiro deles é: O que precisamos mudar para gerar valor?
O segundo desafio é: Quando será apropriado mudar? Agora? Daqui a alguns meses?
O terceiro desafio é: Com que velocidade faremos isso?

Para buscarmos um desempenho acima da média, talvez precisemos considerar alguns itens sugeridos por Chiavenato e Sapiro, entre eles sugiro pensarmos sobre 5 deles. 

1.     Otimizar agilidade e adaptabilidade;
2.     Engajar o cliente e encantar o cliente;
3.     Criar mercados virtuais ao longo da indústria e otimizar lucros;
4.     Criar um novo mercado e definir novas regras de competição;
5.     Concorrer em valor e oferecer uma excelente proposta de valor.

A Apple tem feito isto com excelência, nos últimos 28 anos de vida vendeu 122 milhões de computadores, no entanto, apenas no ano de 2011, entre seus 3 principais produtos (Ipad, Iphone, e Ipod), vendeu 156 milhões de unidades.

A mudança é bem aceita por você? Sua organização tem uma cultura de inovação constante? Sua equipe tem liberdade para inovar? Em que itens acima, você, sua equipe ou organização conseguiriam ser bem avaliados?

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário