domingo, 22 de abril de 2012

Os desafios da comunicação no dia a dia da execução.


Os desafios da comunicação no dia a dia da execução.

Uma das mais importantes habilidades do líder na execução é saber ouvir. Dentro dos muitos desafios que um líder precisa gerenciar, a comunicação é um dos mais importantes. Algumas conversas são delicadas, outras podem ser traumáticas. No caso da liderança, a busca deve sempre ser por entendimento, esclarecimento de expectativas e definição de metas e objetivos.

A primeira pergunta que devemos ter em mente é: O que realmente desejo?  Como alguns assuntos podem ser difíceis de tratar, o primeiro cuidado em uma conversa é evitar pintar “a coisa” melhor do que ela realmente é. Precisamos encarar de frente o assunto por mais delicado que possa parecer. O motivo é simples: ao ser claro nos tornamos mais confiáveis e proporcionamos um ambiente de sinceridade.

A pessoa mais indicada para uma conversa importante é o líder. Alguns lideres procuram evitar este tipo de acontecimento; transferindo sua responsabilidade a outro, isso pode ser perigoso e provavelmente será um desastre. Tenho um grande amigo que aparentemente foge desta sua atribuição e a delega na grande maioria das vezes para terceiros, porém, não lhes dá autoridade para decidir. Está sempre envolto `a desafios por sua falta de gestão adequada. O resultado se mostra nos números baixos de seu negócio. Para sua sorte, a economia mundial não está em um bom momento, assim ele se esconde atrás deste cenário pra se justificar. Mas aqui no Brasil, outras empresas do mesmo ramo, vão muito bem.

Assim como em um time de futebol, existe uma equipe para dar  suporte, tais como: técnico, massagista, médico, nutricionista e preparador físico. Cada um tem sua função específica, em uma empresa funciona da mesma forma, existem especialistas em suas áreas. O técnico não pode relegar sua responsabilidade de acompanhar, definir estratégias, táticas de ataque e defesa. Gerenciamento de egos, identificação das capacidades únicas e do correto posicionamento de cada membro do time em campo. Entre as suas muitas responsabilidades está o acompanhamento dos detalhes e a busca por uma comunicação clara, definindo o que e como deverá ser feito.

Alguns lideres se isolam, imaginando que o simples fato de ter dito o que seria necessário em um reunião, seja o suficiente para que tudo dê certo. Acreditam erroneamente que não precisam estar próximo da execução da operação. Enganam-se. Estar por perto, lhes dará a condição de uma conversa franca com base na realidade. Estando próximo da operação terá melhor condição de entender os desafios de sua estratégia e a possibilidade de corrigir em tempo, eventuais desvios. Se estiver próximo o suficiente, precisará de uma outra habilidade, saber perguntar. Quando perguntas não são feitas no momento certo e da maneira certa, oportunidades são perdidas, a solução de problemas pode ser adiada.

Segundo Ram Charam e Larry Bossidy em seu livro, Execution: “O líder que executa, em geral, nem sequer precisa dizer `as pessoas o que fazer; faz perguntas de forma que elas próprias descubram o que precisam fazer. Assim, ele as orienta, passando sua experiência como líder e educando-as para que pensem de uma forma inovadora. Em vez de sufocar pessoas, esse tipo de liderança as ajuda a ampliar suas próprias habilidades.”

Quão próximo você está do dia a dia de sua equipe? Você tem feito as perguntas certas? Da maneira certa? Na hora certa? Você é um bom comunicador?

Boa reflexão!

Um comentário:

  1. Ricardo Dornelles (ricardo@dimensaopropaganda.com.br)29 de abril de 2012 às 09:15

    Parabéns, muito bom o Blog.

    ResponderExcluir