segunda-feira, 2 de abril de 2012

A natureza que admiro, também me assusta!


A natureza que admiro, também me assusta!

Nesta manhã (31/03), estive caminhando por mais de duas horas na beira do mar, foi maravilhoso. Em um dos cantos da praia, resolvi escalar as pedras, minha aventura me custou um tombo dentro d’água. Fiquei por pelo menos 30 minutos admirando uma gaivota que descansava ao meu lado depois da pesca, também aproveitei para nadar entre alguns cardumes de peixes que passeavam próximo a mim. 

Quando resolvi sair em direção ao outro lado, não tinha noção do que ainda me aguardava. Fui para o canto da praia; ao chegar lá, permaneci por alguns minutos sentado contemplando toda aquela beleza. Ao sair, resolvi caminhar dentro da água. A água batia pouco acima da minha cintura, em determinado momento vi algo sair d’água, me pareceu a boca de um peixe muito grande; pensei que fosse um tubarão, mas em seguida percebi que era uma grande arraia que eu havia pisado. Eu cai novamente com o susto e ela saiu assustada se debatendo sobre a água para o outro lado.

Refeito de tantas emoções em tão curto espaço de tempo, permaneci na praia ainda por mais de uma hora nadando. 

Relatei o fato a uma pessoa que me perguntou: - Não ficou com medo de voltar a água e encontrar outra arraia? E completou: - Eu não entraria!

Quando somos surpreendidos com situações que nos aterrorizam, precisamos estar cientes de que se nos acovardarmos, este pensamento irá limitar parte de nossas ações. Haviam outras arraias nas redondezas? Sim! Seria fácil encarar novamente outra, não! Mas este fato poderia ser algo que limitaria tudo o mais que ainda eu poderia fazer? Decidi que não! Nossas crenças podem se tornar um fator limitante em nossas vidas, mas isso só acontecerá se permitirmos. 

Quando um pensamento negativo vier a mente, troque-o por uma música que você adora e que lhe traga um bom sentimento. Ou ainda por uma imagem pré-selecionada que lhe transmita bem estar. Depois disso, procure dizer a si com convicção que você conseguirá fazer o que deseja e o fará muito bem! Heráclito certa vez disse: - “Grandes resultados requerem grandes ambições”.

Alguns anos atrás ouvi uma frase que foi atribuída a Henry Ford, que dizia: - “Se você acredita que pode tem razão, se acredita que não pode também tem razão”; fique sempre com a primeira parte da frase.

Que pensamentos têm povoado sua mente? Quando algo desafiador acontece que pensamentos lhe vêm a mente? O que você costuma fazer quando pensamentos negativos invadem sua mente? O que você poderá fazer quando isso acontecer?

Boa reflexão!

Um comentário:

  1. Grande João!
    Parabéns pelo texto de reflexão. Oxalá tivessemos mais pensamentos positivos. Entretanto, os pensamentos negativos também ajudam em nosso desenvolvimento; depende de como os interpretamos e na escala de importância em que os colocamos em nossa vida. Grande abraço. Agostinho

    ResponderExcluir