segunda-feira, 30 de abril de 2012

O desafio de ser Um

O desafio de ser Um

Conseguir equipes de alto desempenho tem sido o desejo de todo aquele que lidera pessoas.  Pessoas unidas em um ideal, possuem uma força poderosíssima capaz de derrubar barreiras, sobrepujar deficiências pessoais e atingir resultados além do esperado.

Muitos anos atrás tive a oportunidade de conhecer um líder religioso cuja visão e despreendimento foi para mim um exemplo de vida.  Ele conseguia inspirar pessoas com sua voz mansa e seu exemplo.  Em sua mesa havia uma frase que dizia: “Faça-o”.  Ao longo de muitos anos, ouvi suas palavras, li seus escritos e tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente.  Inspirado em sua frase escrevi também uma frase, que tem me motivado `a quebrar barreiras, a frase é: “Por que não?”.

Recentemente, trabalhei com um grupo de pessoas com o objetivo de desenvolver certas habilidades.  Foram algumas horas de reflexão, trabalho e prática.  Durante aquele período, definimos nosso objetivo, delegamos responsabilidades, trabalhamos desafios individuais e coletivos.  Estávamos sob a pressão do tempo, que era limitado.

Quando os papeis foram delegados, os participantes ainda não sabiam que um desafio maior estaria por vir. Neste trabalho de construção de equipes, nosso objetivo era o de aprimorar habilidades, identificar nossas deficiências e ser desafiados a assumir novos caminhos de forma divertida.   Depois de identificados os papeis, contei a eles de que apresentariam `a crianças carentes.  Esta notícia, aumentou o sentimento de responsabilidade no grupo.

Acompanhei um membro da equipe que foi desafiado a apresentar todo o espetáculo, trabalhávamos o tema “Escola de Circo”.  A cada momento em que se sentia acanhado durante o treinamento, alguns membros de longe davam apoio ao responder suas questões, ao publico. A cada nova tentativa, mais vozes participavam indiretamente de sua preparação, paulatinamente ele conseguiu melhorar sua performance, atingindo pleno êxito ao final.

A apresentação foi feita, e não só as crianças, mas também, todos nós adultos que assistimos, tivemos momentos de muita alegria e diversão. 

Sair de nossa posição confortável gera valor, principalmente quando pessoas se apoiam e compartilham uma visão comum.  Em alguns momentos na vida talvez uma única pessoa, seja tão importante, quanto aquele líder foi para mim.  Em outros momentos um líder conseguirá contagiar, equipes e organizações. 

Um autor desconhecido, escreveu: “ Tenha fé em você mesmo.  Mas tenha fé em seus amigos e vizinhos também. Sei que a vida é competitiva, mas não é uma selva.  Semelhança gera semelhança. Fé inspira fé.  As pessoas devolvem substancialmente o que lhes damos”.

Um desejo sincero de contribuir para algo melhor, nos estimula e inspira; ajuda-nos a sobrepujar deficiências individuais. A fortaleza de outros de alguma forma compensa e complementa as nossas fraquezas. 

Li a algum tempo a seguinte história:  A filha pequena demorou muito a chegar da escola, por isso a mãe começou repreendê-la, mas depois parou e perguntou:

-       Por que você atrasou-se tanto?
-       Precisei ajudar outra menina.  Ela estava em dificuldade – a filha respondeu.
-        O que você fez para ajuda-la?
-       Sentei-me e ajudei-a a chorar.

O que equipes de alto desempenho precisam, talvez seja somente alguém que mostre por palavras e exemplo, que realmente acredita em sua capacidade e competência.  Luciano de Crescenzo escreveu: “Somos todos anjos com apenas uma asa, e só conseguimos voar quando no abraçamos”.  Talvez essa seja uma daquelas boas definições do que significa “ser um”.

Quais têm sido os resultados de sua equipe?  Você conhece os indivíduos que a compõe ?  Qual deve ser a força motriz para gerem melhores resultados? O que você tem feito para que cada membro de sua equipe se sinta inspirado a fazer melhor?

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário