domingo, 25 de março de 2012

Equipe: Criatividade e Sinergia


Equipe: Criatividade e Sinergia

"Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller)

Ao arquitetar o Ser humano; Deus nos deu alguns “presentes”, a consciência, a autoconsciência, o livre arbítrio e a criatividade. 
 Costumam dizer por ai que, tudo que é de graça é caro; talvez por este motivo a maioria das pessoas muitas vezes não dão valor a algo importante, como estes quatro dons. O valor é reconhecido somente quando custa muito para se conseguir e ou quando se perde.

Criar e buscar por algo novo, pode ser um desafio para nós, mas fomos desenhados para fazê-lo com naturalidade, somos por definição seres criativos.  Uma boa ideia pode surgir de qualquer um em qualquer lugar e a qualquer momento. Precisamos estar dispostos e abertos para que a criatividade brote.  Estimular a diversidade é um bom caminho. Ter uma equipe multidisciplinar ou pessoas da mesma área, mas que pensem de forma diferente de nós, pode ser algo muito estimulante. Precisamos apenas ter coragem para ouvir algo divergente. No entanto, é muito mais comum, cercar-se de “iguais” (eles pensam como nós e dizem o que queremos ouvir).

Para se chegar a inovação poderíamos dizer que a primeira regra é não ter regras. Naturalmente queremos achar a solução, o risco é de nos fecharmos e impedirmos que ideias de fora nos ajudem a construir algo ainda melhor. Precisamos pensar de forma livre e sem entraves. Como disse o artista Luke Sullivan: “Ponha a cabeça para funcionar, recomece a todo instante e enfrente o problema sob ângulos inteiramente diferentes, não fareje sempre o mesmo hidrante. Percorra a vizinhança.”


Abrir-se para o novo não é sinal de incapacidade ou fraqueza, é preciso confiar em si mesmo e em sua equipe para buscar novos caminhos. Diz um ditado: “Duas cabeças pensam melhor do que uma”; juntos podemos muito mais do que separados, essa é a essência da sinergia.

Entre “as mais, mais” da sinergia e da criatividade estão:

1.     Descubra e compartilhe interesses comuns;
2.     Seja receptivo a novas ideias;
3.     Valorize as opiniões, quer concorde com elas ou não;
4.     Procure respeitar a diversidade;
5.     Busque equilíbrio a todo instante e em qualquer lugar;
6.     Construa um ambiente de confiança;
7.     Procure não julgar;
8.     Se sua mente começar a flutuar vá atrás dela;
9.     Seja o primeiro a ouvir e o último a  falar;
10. Deixe o ranço do pré-conceito bem longe;

Qual foi a última vez que você ouviu uma opinião contraria a sua e aceitou de bom grado? Você respeita a diversidade? Consegue sinceramente valorizar a opinião alheia?

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário