segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Criatividade Um Dom Esquecido. Um Exercício Para O Cérebro.


A Criatividade Um Dom Esquecido. Um Exercício Para O Cérebro.

Na vida profissional, passamos por momentos em que a criatividade nos ajuda a encontrar as respostas. Nascemos criativos, quando crianças com um pedaço de pano amarrado nas costas,  tornamo-nos  super-heróis, com um pedaço de galho fazemos uma espada, com folhas fazemos comida, criamos com simplicidade um mundo de faz de conta. Entramos na escola, e somos aconselhados a pensar de forma linear e, passamos a ser avaliados por esta visão,
paulatinamente deixamos a criatividade de lado, como se ser criativo não fosse bom.

Segundo Robert Fritz, os criadores começam pelo fim, primeiro têm a ideia do que querem criar, algumas vezes essa ideia é genérica, outras vezes especifica, antes de criar o que desejamos é preciso saber o que se procura, o que se quer transformar em realidade.

É preciso cuidar para que as circunstâncias não venham a nos definir, ao usarmos a imaginação podemos criar qualquer coisa. Este é um dos dons humanos que certamente nos diferencia de todos os outros animais. Pena que nem sempre é utilizado. Albert Einstein certa vez disse: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, é certo que podemos criar mentalmente qualquer coisa, este na verdade é o primeiro passo para a criação material.

O ganhador do premio Nobel de Fisiologia/Medicina em 2000, Eric Kandel junto a outros dois cientistas, mostraram que quando aprendemos alguma coisa, as nossas conexões cerebrais mudam. Suas pesquisas revelaram que mesmo a aquisição de informação muito simples envolve alteração física. O cérebro age como um músculo, quanto mais atividade fazemos, maior e mais complexo ele tem condições de se tornar; segundo Dr. John Medina.
Sendo assim proponho um exercício simples para exercitar seu cérebro e medir ao mesmo tempo sua criatividade, responda sim ou não.

Você tem optado por levar uma vida criativa?
A criatividade é um hábito adquirido?
Você assume riscos inteligentes?
Você se diverte com suas ideias?
Você mantém sua mente bem alimentada?
Você tem caminhado pelo menos um passo por dia rumo aos seus sonhos?
Você aprende com seus erros?
Você mantém fontes criativas por perto?

Lembre-se do conselho dado por Rosabeth Moss Kanter:
“Para se manter na dianteira, você precisa ter sua próxima ideia sempre a mão”.
Se você pretende continuar na média pense como  a maioria, mas se quiser se diferenciar, procure ser criativo.

Você se acha criativo? Qual foi  a última vez que você teve uma grande ideia e a pôs em prática?

Boa reflexão!




Nenhum comentário:

Postar um comentário