quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dar-se Tempo


Dar-se Tempo

Recentemente li no Livro “Buda O Encontro do Equilíbrio”, a seguinte frase:
“Uma lamparina brilha com mais claridade, quando sempre de novo se lhe encurta o pavio”, a mensagem deixada era de que, a verdade se torna mais clara, quando se fala à respeito. O conselho aqui é simples: Tire tempo necessário para encurtar o pavio.

No livro Leader Coach, escrevi sobre a importância de se ter uma hora a mais, no artigo que chamei de 25a. Hora. Tenho discutido nestes últimos anos a importância de equilibrar a vida em suas diferentes dimensões. Tenho ouvido relatos de pessoas que permanecem em constante desequilíbrio. Quando estão bem na dimensão mental, sentem-se em desequilíbrio na dimensão sócio-emocional, na dimensão física ou na dimensão espiritual. Parece que uma ou mais dimensões sempre entram em desequilíbrio quando outras delas conseguem se equilibrar. Conseguir  balancear as quatro, é um verdadeiro desafio.

Existe uma  crença errônea de que a felicidade só  é conquistada quando se consegue “ter” alguma coisa; ledo engano. A felicidade duradoura advém de se sentir algo, de se tornar algo para alguém e em alguns casos de refletir à respeito de quem você realmente é. Ser é mais importante do que ter, todas as coisas estão sujeitas a entropia, seu espírito não, ele é eterno.

Há alguns anos atrás fiz um curso de prosperidade, até aquele momento prosperidade para mim era sinônimo de dinheiro no bolso, ao refletir sobre o assunto meu conceito mudou radicalmente, passei a enxergar a prosperidade nas pequenas coisas; tais como: brincar com um filho, bater um bom papo com amigos, contemplar o mar, saborear uma boa refeição.

A descoberta do ser, depende de investirmos tempo para “encurtar nosso pavio”.  Na correria do dia a dia, deixamos de investir tempo para pensar sobre o que realmente importa para nós. Precisamos falar, pensar e refletir sobre algumas verdades.

Um outro ditado chinês diz: “Quando dois tigres lutam, é certo que um dos dois irá perder”; o conceito aqui é:  - Certos acontecimentos são previsíveis. Como o tempo é uma variável incontrolável, ele passa se fizermos algo ou não.
Portanto esta verdade “é previsível”! O que você tem feito com o seu tempo? O que você tem feito para buscar este equilíbrio tão sonhado em sua vida pessoal e profissional? O que é felicidade para você? Você se sente feliz?

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário