terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Eu Tenho 2 Tartarugas


Eu Tenho 2 Tartarugas

Atualmente eu tenho duas tartarugas, já foram três, em homenagem a Pedro Alvares Cabral eu as batizei de: Santa Maria, Pinta e Nina. Depois de um convívio de anos, Santa Maria morreu. Ao longo de minha convivência com elas descobri coisas interessantes: 

1.     Ao contrário do que muitos pensam tartarugas correm muito, Nina e Pinta chegam a incríveis 60 cm por segundo, pode parecer pouco, mas é o suficiente para eu ter que correr atrás delas;
2.     Tartarugas escalam, no consultório de acupuntura que frequento, já vi com estes olhos que a terra um dia há de levar, uma delas subindo em uma pedra a quase 80 graus e de pelo menos 50 cm de altura, para fugir do lago;
3.     Tartarugas quando acuadas recolhem-se em suas carapaças, mas ainda sim atacam se não houver outra saída, minha Rottweiler, experimentou uma mordida no focinho quando resolveu importunar a Pinta;

Compartilho essas experiências para convidá-lo a um rápido exercício. O escritor Phillip C. McGraw, propõe o seguinte: Faça o teste abaixo e veja qual é o seu “índice de tartaruga”.  As notas vão de 1 a 5 para cada afirmação, segundo o grau de velocidade que ela contém para você. (1= quase nunca, 3= as vezes e 5= quase sempre).

Quando alguém me contradiz, minha primeira reação é argumentar. (   )
Tenho tendência a decidir com rapidez. (   )
Quando alguém me faz uma pergunta, com frequência pareço estar mais certo da resposta do que realmente estou.  (   )
Prefiro vencer a estar certo. (   )
Sei tanto ou mais que a maioria das pessoas com as quais me relaciono. (   )
Depois que tomo uma decisão, raramente a mudo.  (   )
Quando sei que estou errado, tenho dificuldade em admitir. (   )
Passo o menor tempo possível com as pessoas que são mais espertas do que eu( )
Gosto mais de falar do que de escutar. (  )
Considero minha educação completa. (  )

Talvez agora, como eu descobri coisas interessantes sobre o comportamento de tartarugas, você também faça descobertas interessantes sobre seu comportamento e hábitos.  Aceitar os resultados para algumas pessoas poderá não ser fácil, mas como diz Kathleen Casey Theisen: “Aceitação não é submissão; é reconhecer os fatos da situação. Depois, decidir o que você vai fazer com isso.”

Some os pontos.  Se obteve entre 10 e 15, você está na trilha certa. Se somou entre 16 e 35 preste mais atenção em seus hábitos tartarugas, assim poderá encontrar maneiras de modificá-los, se achar que deve.  Se somou entre 36 e 50 pode se alistar no famoso e glorioso “Clube do Sabe-Tudo”, está na hora de exercitar a humildade, fazer uma busca interior e examinar com profundidade seu estilo de aprendizado. Seja um dos que consegue!

Como me sinto em relação aos meus resultados? Por que é sempre mais fácil não gostar de alguma coisa do que entendê-la? O que pretendo fazer à respeito?

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário