segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Importância de Criar Cultura

A Importância de Criar Cultura

Criar cultura significa instalar na mente e no ambiente de sua organização uma nova maneira de pensar e agir nas mais diferentes áreas.

Uma cultura arraigada é um grande desafio para a mudança. Mas não é um desafio impossível de ser alcançado. Todas as oportunidades, coletivas ou individuais são possibilidades importantes para essa transformação.

Um bom exemplo foi a gestão de Jack Welch na GE. No início de sua gestão, Welch achava que a burocracia havia tomado conta da empresa e, como consequência, muitas coisas pareciam emperradas. Sua crença era de, que empresas do grupo tinham que deixar de pensar como grandes empresas, e se tornar enxutas e ágeis. Precisavam pensar como pequenas; porque em sua opinião as pequenas tinham 03 caracteristicas importantes: a clareza, a simplicidade e a informalidade.

Welch reduziu os níveis gerenciais e depois eliminou todo o segundo e terceiro escalões da hierarquia gerencial, definiu também que os líderes de negócios que se reportavam aos vice-presidentes, passassem apenas a se reportar diretamente a ele e a seus dois vice-presidentes.

Jack Welch também procurou fazer com que seus colaboradores se sentissem “donos” do negócio, a solução foi chamada de Work-Out; um programa que tinha o objetivo de promover, captar e implementar boas idéias.

Nos 20 anos em que esteve à frente da GE, seu valor de mercado passou de U$ 13 bilhões para aproximadamente U$ 400 bilhões de dolares.

Mesmo em pequenas e microempresas, burocracias disfarçadas podem fazer parte do dia a dia.  Já vi isso acontecer muitas vezes.  Nas pequenas, alguns gestores acreditam que só eles teem boas idéias e que só a sua maneira de pensar e fazer são corretas.  Talvez isso aconteça porque geralmente, este gestor foi quem criou e gerenciou o negócio até aquele momento. À medida que o tempo passa e há crescimento, as competências gerenciais precisam acompanhar as mudanças. Novas habilidades se tornam necessárias. Pense por um instante: - Eu acredito que outras pessoas no meu negócio também teem boas idéias? - Eu procuro ouvi-las? - Tenho incentivado as pessoas à minha volta a apresentar sugestões para aprimorar o negócio? - Fico motivado ou desanimado quando alguém aparece com uma ideia que é melhor que a minha?

Como possuo 03 pequenos negócios, procuro dar aos meus colaboradores a oportunidade e condição de agir por conta própria sempre que necessário. Compartilho as responsabilidades e algumas decisões, tenho experimentado ao longo desses anos, excelentes resultados. Muitas vezes eles conseguem olhar por um lado que eu não olhei, e me ajudam a achar melhores respostas do que aquelas que talvez, eu sozinho poderia encontrar. Um dos maiores ganhos que tenho tido, é que posso me dedicar a mais de um negócio, pois ao dividir responsabilidades com meus colaboradores, fazendo com que se sintam donos, acabo por multiplicar meus resultados.

A melhor maneira de criar cultura é divulgá-la com insistência, aplicá-las sempre que a oportunidade aparecer, incentivar a todos que a vivam e principalmente ser um exemplo do que se quer.

- O que precisa mudar no seu negócio? - O que precisa mudar no ambiente em que você está inserido? - Você sabe o que é preciso ser feito?

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário