sábado, 25 de fevereiro de 2012

A importância da repetição no aprendizado e no ensino


A importância da repetição no aprendizado e no ensino

Ao longo dos últimos 30 anos, eu tenho tido a oportunidade de ensinar.  Minhas primeiras experiências neste campo foram em um grupo de escotismo, depois com colegas na igreja, mais adiante em um trabalho voluntário e na última década profissionalmente.  Neste papel,  de educador, eu fui o maior beneficiado, pois ao ensinar fui eu quem mais aprendeu.

Para ensinar com conhecimento de causa, é preciso estudar profundamente o assunto e além disso preparar-se buscando aplicar os conceitos de didática, afim de transmitir com clareza e propriedade o assunto em questão.

O Dr. John Medina, fala com propriedade sobre a importância de repetir para aprender e fixar em nossa memória um acontecimento ou assunto.  Nestes anos de estudo, de ensino e aprendizado, posso dizer com certeza absoluta que ele está certo.

Dr. Medina,  explica que o cérebro humano tem  capacidade para guardar cerca de 7 fragmentos de informação em um período inferior a 30 segundos.  Convido-o a fazer um teste;  leia  os caracteres abaixo por 30 segundos, e depois tape-os continuando a leitura.

¶ 1 & 9 +M?

Caso você não tenha repetido consistentemente nestes poucos 30 segundos, provavelmente não se lembrará. A repetição é denominada por ele de  “processo de manutenção”. Essa é a maneira pela qual conseguimos manter as lembranças na memória de curto prazo. 

Você é capaz de lembrar de todos eles sem olhar?

Tenho lembranças de acontecimentos em minha vida desde aproximadamente 03 anos de idade. Muitas vezes em conversas relatei os acontecimentos daquela época, e hoje quase 44 anos depois lembro vividamente das cenas e diálogos daqueles momentos. Por que consigo lembrar com tanta clareza? A resposta?  Repetição!
Tenho usado este processo na minha preparação de palestras, aulas, apresentações e discursos. Chego a conclusão de que Dr. Medina está coberto de razão.

Ao compartilhar uma ideia, conceito ou assunto no trabalho ou em casa você tem se preparado? Depois do conceito pronto, quantas vezes você o lê?  Poderia falar do assunto em questão, usando apenas a memória?  Você consegue transmitir suas idéias de forma clara e inteligível para seu publico ?

Boa reflexção!


Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir