quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Decisões

Como lideres tomamos decisões constantemente. Algumas decisões são de pouca importância, outras muitas vezes impopulares. Liderar é uma escolha árdua, que geram consequências esperadas e inesperadas. Portanto sugiro que pensemos sobre a sequência de etapas envolvidas, segundo Peter Drucker.

1. Classificar o problema. Ele é genérico? É excepcional e único?
2. Definir o problema. Com o que estamos lidando?
3. Especificar a resposta ao problema. Quais são as "condições limite"?
4. Decidir o que é "certo" em vez do que é aceitável, de modo que atenda às condições-limite. O que irá satisfazer plenamente as especificações antes que se dê atenção à conciliações, adaptações e concessões necessárias para tornar a decisão aceitável?
5.  Incorporar a própria decisão à ação, para que ela seja cumprida. Como deve ser o compromisso com a ação? Quem deverá ter conhecimento dele?
6.  Testar a validade e a eficácia da decisão em relação ao rumo verdadeiro dos acontecimentos. Como a decisão está sendo cumprida? Há pressupostos para que ela seja considerada apropriada ou obsoleta?

Para os estabelecimentos de resultados pessoais ou profissionais de curto, médio ou longo prazo, devemos pensar nestas 04 questôes:

O que?
Porque?
Quando?
Como?

Aproveito para convidá-lo à investir algum tempo olhando para sua realidade atual. Dado o grande desafio de tomada de decisão, gostaria de convidá-los a refletir sobre as decisões deste ano. Onde estou e aonde quero chegar? O que preciso fazer para chegar lá? Que ferramentas disponho? O que me falta? Por que eu irei para lá?
Valerá à pena quando eu chegar lá? Porque?

Boa reflexão!

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