domingo, 26 de fevereiro de 2012

Mantenha-se Motivado


Mantenha-se Motivado

Quando tudo vai bem, estar motivado é muito fácil. Mas quando as coisas não caminham como se espera, ou as coisas demoram para acontecer ou ainda começam a dar errado, ai sim, neste momento manter-se motivado pode ser um gigantesco desafio.

Nas diferentes culturas e religiões que conheci ou li a respeito, alguns assuntos são comuns, o que muda é o nome dado a determinado princípio, ensinamento ou crença. Apesar dos nomes serem diferentes, em muitos deles, todos convergem para um mesmo ponto. O que escolhi para descrever neste caso, chamarei simplesmente de fé.

A fé pode ser vista sob duas óticas, a primeira um princípio de poder. Neste caso há inúmeras descrições nas escrituras que evidenciam sua força e tangibilidade.  Este poder se manifesta sempre que há uma necessidade premente, de que diante a debilidade humana de solucionar grandes desafios, colocamos nas mãos de Deus; ao resultado desta parceria  chamamos de  milagre. Nesta associação, este principio só se manifesta quando o ser humano coloca de forma inequívoca suas expectativas e se mantem sem a menor possibilidade de dúvida.

A segunda forma de compreende-la é usar a ótica que nos ajuda a defini-la como princípio de ação. Ao se plantar uma semente, é esperado pelo semeador que em dado momento, aquela semente brotará e se tornará uma planta, da qual ele  poderá se beneficiar do fruto. Também se manifesta como princípio de ação, todas as vezes em que nós necessitamos encontrar uma força impulsora que nos leve a frente, ainda que não tenhamos um conhecimento claro do que está por vir. A crença e a convicção em uma verdade que não pode ser vista, mas que se sabe ser real, é o que define a fé.

Acreditar que seus objetivos, metas, sonhos e desejos se tornarão realidade é o primeiro passo, mas não pode ser o único. Além disto, é preciso partir para a ação, o que significa simplesmente caminhar em direção ao seu desejo, descruzando os braços e saindo de sua zona de conforto. Empreendendo tudo o que for necessário e estiver ao seu alcance para realizá-los.

De braços cruzados o princípio de poder ou de ação não se manifestam.

Quando trabalhei na área de vendas, sempre acreditei que no final de cada dia eu atingiria minha meta. Depois de um dia sem muito sucesso, quase no final de meu horário eu persistia só mais um pouco, e quando tudo parecia perdido, esta persistência fazia toda a diferença e eu fechava o dia com minha meta cumprida.
Apliquei o mesmo conceito, em diferentes áreas no trabalho e na vida, os resultados podiam ser desanimadores em um primeiro momento, mas um pouco mais de persistência, coroava o final daquele período com êxito.

O que você tem feito, para que seus objetivos se tornem reais? Você tem utilizado o princípio de ação a seu favor? Parte da realização dependerá de sua crença e outra parte de sua ação. Você julga estar conjugando ambas de forma satisfatória? Poderia fazer melhor?

Boa reflexão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário