quinta-feira, 22 de março de 2012

A coisa está ruim, pode ficar pior?


A coisa está ruim, pode ficar pior?

Algumas pessoas são pessimistas por natureza, vivem de cara amarrada, reclamam de tudo, só veem problemas e dificuldade em tudo e em todos. Talvez você já tenha conhecido alguém assim.

Esta estória  mostra como o pensamento pessimista pode influenciar nossas ações:
Um velho está na fila do ônibus; atrás dele, há um jovem, que diz:
- Dá licença, o senhor tem fogo?
O velho responde, um tanto zangado:
- Não, não tenho!
O jovem pensa: "Não precisa morder" e consegue o isqueiro com outra pessoa. Alguns minutos depois, o próprio velho acende um cigarro! O jovem que está atrás dele diz, então:
- Ei, por que o senhor me disse que não tinha fogo se tem um isqueiro?
O velho diz:
-       Veja, se eu tivesse lhe emprestado o isqueiro, você e eu talvez tivéssemos começado a conversar. E, se tivéssemos começado a conversar, provavelmente acabaríamos nos sentando juntos no ônibus. E, se tivéssemos sentados juntos no ônibus, acabaríamos conversando. Você me parece um bom rapaz, e eu provavelmente teria simpatizado muito com você. E poderia tê-lo convidado para descer no meu ponto e ir jantar lá em casa. E, se você fosse jantar lá em casa, provavelmente teria conhecido minha filha. E, se tivesse conhecido minha filha, provavelmente teria saído com ela. E, se tivesse saído com ela, quem sabe, uma coisa leva a outra, você poderia ter acabado se casando com ela, e eu não quero que ela se case com um cara que não tem dinheiro nem para comprar um isqueiro!

Alguns comportamentos podem ser mudados, ao olhar tudo com olhos pessimistas esquecemos como a vida pode nos presentar com experiências importantes.
Li certa vez, a melhor definição de pessimismo que já vi ou ouvi, em um livreto que meu tio carregava consigo: “ O pessimista é aquele que se sente mal quando está bem, com medo de sentir-se pior, quando estiver melhor”.

Como você está se sentindo hoje? Como você percebe a vida? Diante dos desafios qual é a sua atitude? Você vive amaldiçoando a sorte?

Boa reflexão!

Um comentário:

  1. Amei, vou usar no mural que fica no setor onde trabalho, talvez coloque um pouco de reflexão nas minhas colegas.

    ResponderExcluir