quarta-feira, 7 de março de 2012

Gestão do Tempo

Gestão do Tempo

O professor de administração da Universidade McGill, Hery Mintzberg, escreveu na década de 90 um artigo intitulado A Função de Um Gerente; no artigo ele diz: “o tempo livre é criado, não encontrado. Esperar que sobre um tempo para refletir ou planejar é equivalente a esperar que as pressões profissionais desapareçam”. Grande verdade! Isso não vai acontecer.

Em nossas classes de pós-graduação, tenho questionado sobre a possibilidade de se administrar o tempo. Pare uns segundos e procure responder: - É possível administrar o tempo ?

A resposta é: Não! O motivo? O tempo é uma váriavel incontrolável. O que podemos fazer é controlar as atividades no tempo. Só temos percepção do tempo por que as coisas acontecem, caso contrário não a teríamos.

Atualmente o paradigma é de que devemos saber tudo, fazer tudo e estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Todos os anos nossa meta para atingimento de resultados aumenta em 10%, 15%, 20%, mas os recursos não aumentam na mesma proporção.
Diante destes desafios o que fazer? Uma possível resposta? Fazer melhor! Não estou dizendo que tenhamos que fazer mais, estou dizendo que ao acreditar que temos que fazer tudo o tempo todo, prejudica a qualidade do resultado, gera desgaste mental e fisico e talves em muitos casos não valha a pena.

Buscar escolher nossas tarefas pelo que é mais importante nos ajudará a deixar de lado aquelas urgências, que pouco contribuem para um resultado excelente. Como podemos colocar isso em prática? Aqui vão algumas sugestões:

1. Procure sempre que possível planejar;
2. Transforme cada momento em um oportunidade de ensino em sua equipe;
3. Crie diariamente uma lista de coisas a fazer;
4. Priorize por ordem de importância suas ações do dia;
5. Quando sua lista de excução for muito grande, deixe de lado a tentação de começar pelas mais fáceis;
6. Não deixe que o celular, os pop-ups, os convites constantes para um cafézinho, ou qualquer outra distração, tire-o do foco;
7. Se a atividade exigir de você atenção total, sempre que possível busque um lugar onde o nível de ruído e de interrupção seja baixo, isole-se;
8. Organize as informações;
9. Mantenha limpa sua mesa;
10. Evite a procrastinação;
11. Idenfique quais são “os gatilhos” , que o tiram do foco e volte para sua tarefa sempre que perceber que há um desvio acontecendo.

Lembre-se que o paradigma tem mudado nas últimas décadas, o modelo “workaholic”, gera trabalho; mas a questão aqui é “o que gera valor”. Trabalhar muitas horas não significa que se esteja gerando grandes resultados. Já parou pra pensar qual é o seu paradigma? Você é visto como um trabalhador eficaz ou como um “workaholic”? Que resultados você tem obtido? A que preço? Tem valido a pena?

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário