sexta-feira, 9 de março de 2012

Os Desafios do Tempo

Entre 4 A.C. – 65 A.C., viveu um filosofo, dramaturgo, político e escritor chamado Lucio Anneo Senêca; grande intelectual da Roma antiga.

Em uma de suas cartas, no texto, “Sobre a Brevidade da Vida”, discorre entre outros assuntos sobre maneiras de prolongar a vida e, livrar-se de futilidades.
O que me impressiona em seu texto é a atualidade; apesar de estarmos separados por 2.000 anos.

“Percustra* a tua memória: quando atingiste o teu objetivo? Quantas vezes o dia transcorreu como planejado? Quando usaste o teu tempo contigo mesmo?... Quantos não esbanjaram a tua vida sem que notasses o que estava perdendo?
Por fim, é consenso que um homem ocupado não pode fazer nada bem: não pode se dedicar a eloquência nem aos estudos liberais. Já que seu espirito distraído com coisas diferentes, não se aprofunda em nada, ao contrário, tudo que lhe é imposto rejeita. Nada está mais longe do homem ocupado do que viver, nenhuma coisa é mais difícil de aprender.”

Dois mil anos depois estamos diante das mesmas questões. Planejamos nossos dias, mas muitas vezes somos impactados por variáveis incontroláveis, (pedidos do chefe, ligações telefônicas, reuniões de última hora, falta de planejamento de terceiros que impactam negativamente em nossos planos), além do sentimento de ter que fazer tudo, saber tudo e estar em todos os lugares. Somos bombardeados por interrupções externas e internas de toda sorte. Buscar equilibrar as atividades profissionais e pessoais, atualmente é um dos grandes desafios do cotidiano.

Coisas simples trazem contentamento, ir ao teatro, ler um bom livro, uma boa conversa com os amigos, uma caminhada, ficar com a família aproveitando para colocar o papo em dia durante o jantar, o estudo sobre um assunto de interesse, entre outras coisas.

Ser ocupado não é um problema. A falta de equilíbrio entre ocupação e lazer, sim.

Você poderia responder as questões de Senêca, sem culpa?

Boa reflexão !

• Percustra (Indagar, Investigar, Averiguar minuciosamente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário