sexta-feira, 2 de março de 2012

Trabalhar Demais é Bom?


Trabalhar Demais é Bom?

Trabalhar demais, não significa trabalhar melhor. Precisamos quebrar alguns paradigmas; a rotina pode nos levar a viver como se tudo estivesse no automático.  Passamos a viver o dilema “queria-devia-podia”. Queria ter feito, mas não fiz. Devia ter mudado isso, mas não deu. Podia ter feito de outra maneira, mas deixei o tempo passar, agora não dá mais.

Algumas pessoas idosas com quem convivi, parecem ter algo em comum, vivem do passado. O passado é algo bom, com ele podemos aprender, evitar erros e melhorar, mas ele já foi, e não pode ser mudado.  Se você pretende fazer algo novo e melhor, deixe o passado no passado.  Não se martirize por não ter feito algo, provavelmente não era tão urgente e nem tão importante quanto você imaginava.

Algumas pessoas focam a vida no trabalho e esquecem o resto, isto não é bom, precisamos também reservar tempo para todas as outras coisas importantes; uma delas é ter tempo para si.

Precisamos eliminar os ladrões de tempo, tais como: muito cafezinho, alguns e-mails, telefonemas em demasia, bate papo fora de hora, assuntos triviais de terceiros, muita TV, excesso de internet, entre outros. Distrações desnecessárias, sejam elas quais forem, devem ser eliminadas. A dificuldade em fazer isso pode estar atrelada a preocupação com a opinião alheia, ficamos preocupados demais com o que os outros vão pensar; não se preocupe.  Às vezes queremos fazer tudo para todo mundo, isso não é possível.

Gerenciar informações e a tomada de decisões de forma assertiva, deve ser o nosso principal foco.  O Córtex Pré Frontal é o portão de entrada do cérebro; recebemos através dele toda a informação de fora. Só conseguimos lidar com uma coisa por vez, com excelência.  Ao fazermos muitas tarefas ao mesmo tempo nossa capacidade fica comprometida; um exemplo disso é quando falamos ao telefone e digitamos ao mesmo tempo, usamos a mesma área do cérebro.

Como recebemos diariamente uma quantidade enorme de informações e temos que tomar uma infinidade de decisões em pouquíssimo tempo, somos bombardeados, e uma das consequências é que não conseguimos dizer não a coisas irrelevantes; neste caso o nível de estresse e o sentimento de frustração tendem a ser altos.

Em suma, não deixe que as circunstâncias o definam, em vez disso, utilize-as a seu favor.

Seu ritmo de trabalho o deixa feliz? Que preço você paga por trabalhar demais? Tem valido à pena? Seus resultados no trabalho, podem ser melhorados?

Boa reflexão! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário