sábado, 17 de março de 2012

Sou desorganizado e dai?


Sou desorganizado e dai?

Nem todos somos igualmente organizados.  E isto parece ser um desafio para alguns, pois muitas vezes buscamos impor nossas crenças e comportamentos, partimos do pressuposto que a “nossa maneira” é a mais correta.

Para alguém que procura ter tudo na mais perfeita ordem, o individuo desorganizado, mesmo que seja o ser amado, torna-se com o passar do tempo motivo de irritação e de algum incomodo.  Você já deve ter ouvido aquela famosa frase: “ Minha bagunça está organizada” ou talvez “ Não arrume minha bagunça, caso contrário eu não acharei nada”.  Pode parecer engraçado, mas não se pode dizer que porque alguém tem uma mesa, quarto ou casa aparentemente em caos, ela não tenha um sistema que lhe permita gerenciar seus pertences ou informação, ainda que  aparentemente desorganizado, pode funcionar para ela quando tiver que  encontrar o que necessita.

A especialista em organização Julie Morgenstern em seu livro: “ Organizing from the Inside Out” , discute alguns pontos de vista sobre o individuo desorganizado.

Primeiro nos chama a atenção para o fato de que talvez, a pessoa desorganizada não veja a bagunça com os mesmos olhos que você vê.  Segundo, que talvez a bagunça tenha um função psicológica, como o medo de perder a criatividade ou sentir-se bem em meio a bagunça; e por fim, talvez essa pessoa não seja desorganizada, tenha apenas uma organização diferente da sua.

O professor Dr. Lothar J. Seiwert, sugere que as pessoas com dominância direita de seu cérebro são tipicamente desorganizadas e sempre haverá alguém pedindo que se organize melhor; chamou-os de “ gerenciadores policrônicos de tempo”.      No entanto, se a pessoa tiver dominância do lado esquerdo do cérebro terá um certo senso de organização e preferirá trabalhar em um ambiente arrumado; chamou-os de “ gerenciadores monocrômicos do tempo”.  Como existem muitas diferenças entre as pessoas, sugiro que se você convive com alguém muito diferente de você, em vez de deixar-se irritar, procure por complementariedade,  aceite as diferenças e busque somar em vez de dividir.

De qualquer maneira aqui vão dicas, para lidar com “alguém muito diferente de você”, no quesito organização:

1.     Aceite – ame-o e vá atrás da pessoa recolhendo a bagunça, minha esposa pode confirmar a experiência..., acho que ela gosta muito de mim!
2.     Compartilhe o espaço – aprenda a viver com a pessoa e reconheça o estilo diferente do seu, em nosso escritório propositalmente as mesas são de vidro e sem gavetas, o motivo foi o de forçar ter tudo nos devidos lugares;
3.     Ajude a pessoa – ajude-o a encontrar um sistema, se ela assim o desejar;
4.     Não procure estabelecer planos ou objetivos para o outro - a pessoa não seguirá e, quanto mais você tentar, ficará sempre pior;
5.     Ceda se for necessário - ceder não é sinal de fraqueza;
6.     Evite o perfeccionismo – a busca pela perfeição pode render  a famosa procrastinação;
7.     Seja paciente - você será o maior beneficiado.

Sócrates escreveu: “ Somente a dose determina se alguma coisa é veneno ou remédio”.

Você já procurou olhar pelo “prisma” alheio?  De 0 a 10 qual a sua escala de paciência com a pessoa “alvo”?  Já pensou que você pode ser a solução?

Boa reflexão!

Um comentário:

  1. Gostei do texto. Infelizmente sou um desorganizado crônico e minha bagunça não é tão organizada assim, perco muitos objetos por isso, além do tempo perdido para achá-los. Sofro por isso porque não sou visto com bom olhos, principalmente por quem não me conhece muito e que acaba me achando ineficaz. Tenho medo de acabar perdendo empregos por isso...

    ResponderExcluir