domingo, 18 de março de 2012

A Gestão do Conhecimento


A Gestão do Conhecimento

Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias.  – Emanuel Kant

A gestão do conhecimento, segundo Chiavenato e Sapiro é o processo sistemático de buscar, selecionar, organizar, destilar e apresentar informação no intuito de melhorar a compreensão de um funcionário em uma área especifica de interesse.
Esta definição cabe em nossa realidade diária nos mais diferentes campos. 

Construímos o conhecimento através das relações no dia a dia, ao compartilhar nossas experiências e ao ouvir e refletir sobre as experiências alheias.
Ao combinar nossos experimentos aos experimentos de outros, criamos as bases para construir algo de valor. 

Nosso cérebro cria padrões e os compara a novos padrões que nos são apresentados constantemente.  Um processo possível para a construção do conhecimento pode se identificado por esta frase de Lao Tsé:“Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.”

Como o conhecimento muda a todo instante, e é construído e reconstruído na mente humana; talvez o  maior desafio na construção do conhecimento pode ser comprovado pela afirmação de John Maynard Keynes: “A maior dificuldade não está em persuadir as pessoas a aceitar coisas novas, mas em persuadi-las a abandonar as antigas”.

A base do aprendizado em uma organização está em sua cultura ( seus valores, nos relacionamentos, na participação e envolvimento de todos ), todos os canais de comunicação precisam ser utilizados afim de que todos possam saber, compreender e compartilhar o mesmo propósito.  A informação precisará ser compartilhada de forma acessível e democrática e a liderança deverá difundi-la a exaustão, podendo utilizar os canais internos (intranet, reuniões, folhetos, jornais etc. ) e externos ( treinamentos, conferencias, mídias sociais entre outros). Segundo Benjamin Franklin: “Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos.”

Você tem buscado consistentemente por aprimoramento? O que você sabe sobre os principais assuntos de seu interesse? O que entre eles você conhece de fato? O que você ainda não sabe mas gostaria de descobrir?

Boa reflexão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário