sexta-feira, 16 de março de 2012

Falta de Foco ou Desafios de Atenção?


Falta de Foco ou Desafios de Atenção?

Uma pesquisa feita por David Meyer, chefe do departamento do Cérebro, Cognição e Ação da Universidade de Michigam  em 2001; revelou que, quando as pessoas passavam para frente e para trás entre dois problemas diferentes, levavam 25% mais tempo para concluí-los do que quando realizavam tarefas sequenciadas, uma de cada vez.

No ambiente de trabalho somos exigidos cada vez mais, existe uma possibilidade real de também alternarmos nossa atenção entre mais de um desafio por vez. Alguns outros estudos, assim como o mencionado acima, mostram que, naturalmente o que não está diante dos olhos pode ser esquecido. Nosso desafio é, o que podemos fazer para manter o foco em determinada tarefa a maior parte do tempo e sendo possível, até sua conclusão.

Eu diria que, uma das coisas mais importantes é definir o peso de cada desafio, tarefa ou ação. Priorizar a melhor maneira, senão a principal, para que você possa saber por onde começar e por que deverá ir até o fim para executar.

 A próxima ação importante é a de avaliar o que será necessário para sua execução em termos de tempo e recursos (informações, ferramentas, pessoas etc.). 

Em seguida precisará negociar consigo mesmo, buscando disciplinar sua atenção e, com todos os demais à sua volta, procurar minimizar ao máximo as distrações.  Negociar as interrupções, será um dos maiores desafios que você enfrentará, pois como somos seres sociáveis; estamos sempre prontos a dar atenção, mesmo que seja por um curto espaço de tempo. A maioria de nós prefere estar em grupos, neste caso não ser interrompido é praticamente impossível; sem contar com os avisos de novos e-mails, telefones sobre a mesa, celulares etc.
O escritor Fernando Sabino, escreveu que a interrupção era uma das “3 certezas” com que iremos nos deparar; da seguinte maneira:

“De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!”

Sendo assim, ficam aqui “3 questões” para sua reflexão :

Quando começo algo vou até o fim?
Quando me envolvo em uma tarefa consigo gerenciar as interrupções?
Perco o foco com facilidade?
Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário