sábado, 10 de março de 2012

O Beneficio do Descanso


O Beneficio do Descanso

Em tempos de muita correria, de tantos afazeres, muitos compromissos e de tantas tarefas, sobra pouco tempo para o descanso. Muitos acreditam, que ficar algum tempo sem fazer qualquer atividade; seja um mau negócio, engam-se.

O corpo precisa de descanso. O repouso traz uma série de benefícios ao físico e à mente. Descobriu-se que quando dormimos, nosso cérebro permanece em constante ação, mas ainda assim, outras partes do nosso corpo se energizam.

Em 1938, o pesquisador Nathaniel Kleitman, convenceu um amigo a entrar em uma caverna de 45 m de profundidade no Kentucky e permanecer por lá um mês inteiro, sem compromissos diários ou luz do sol. Essa experiência forneceu as primeiras pistas sobre o mecanismo automático existente em nosso organismo.  Os estudos evoluíram e hoje sabemos que existem  alguns relógios internos que são controlados pelo cérebro. Existe um área  que é parte do hipotálamo chamada supraquiasmático que faz marcação de tempo.

Conheci uma pessoa, que todas as tardes, logo após o almoço se recolhia por alguns minutos, este descanso lhe restaurava as forças ajudando-a a prosseguir em seus afazeres até tarde da noite. Alguns de nós estamos em “nosso melhor”, logo no início do dia, outros no fim da tarde, outros ainda conseguem varar a madrugada trabalhando. Seria importante verificar em que momento do dia, nosso nível de energia está em alta e concentrar esforços nestes momentos.

O silêncio também pode nos reconectar com o equilíbrio mental, físico e espiritual. Neste caso podemos permanecer conscientes, meditando, permanecendo em estado de oração ou mesmo apreciando algo, como uma paisagem ou diante das ondas do mar.

No início da década de 90, passei por um período conturbado nos negócios, estive tão estressado, que cheguei a desejar ficar longe de meus pensamentos; não foi possível. Aprendi então que minha única saída seria substitui-los por outros pensamentos que me ajudassem a me sentir melhor, foi o que fiz, passei a ouvir Bossa Nova, a apreciar alguns momentos de solidão e a conversar com Deus em voz alta,  só assim consegui resultados.

Nos negócios, quando estamos em posição de liderança temos o desafio de encontrarmos as respostas para todos os problemas, as pessoas ao redor esperam por isso, nem sempre conseguimos com a rapidez desejada.

Portanto, minha sugestão para encontrar respostas, seria buscar um ambiente tranquilo em que talvez o ócio seja um combustível apropriado, tirar o foco de nossa atenção de determinado problema e colocá-lo em algo prazeroso, além de relaxar poderá nos ajudar a ver com maior clareza uma possível solução. Sêneca escreveu: “Dentre todos, somente são ociosos os que estão livres para a sabedoria, apenas estes vivem, pois não só controlam bem sua vida, como também lhe acrescentam a eternidade”

“A maioria das pessoas sabe o que deveria fazer, mas apenas a minoria sabe quando.” (João Palmeira). 
Você precisa descobrir qual o seu melhor momento!

Qual foi a última vez que você se deu o direito de parar?
Qual foi a última vez que ficou de papos para o ar sem preocupação?
Quando fez isso se sentiu culpado?
Qual foi o momento em sua vida que ao ficar no ócio você se sentiu realmente bem?

Boa reflexão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário