sábado, 3 de março de 2012

Quem é você e o que ... em 30 segundos


Quem é você e o que ... em 30 segundos.

Suponha que você fosse parado na rua e convidado a participar de um programa de TV, não lhe seria dito o conteúdo até que chegasse lá. Uma vez lá, você receberia um prêmio simbólico por participação, mas se conseguisse rapidamente (em menos de 30 segundos), responder a uma questão, poderia ganhar também R$ 100,000,00, você aceitaria?

Se você respondeu sim, continue lendo...

A pergunta seria esta: Quem é você e o que realmente quer da vida? Pense por apenas 30 segundos e procure responder.

Quando não temos tempo suficiente para elaborar uma resposta aparentemente “correta”, somos mais verdadeiros, talvez neste momento nossa definição seria a mais próxima de quem somos de fato.

Ao investir algum tempo pensando sobre essa resposta, poderíamos nos surpreender.  Encontrar nossa verdadeira essência, pode nos recolocar no caminho que nos leve a realização.  Tenho visto e aprendido, que em algum momento da vida as pessoas se questionam.  Algumas irão questionar-se sobre sua escolha profissional, outras sobre seu cônjuge, outras ainda sobre sua fé, entre muitas outras questões prováveis. Em qualquer um dos casos, encontrar a resposta mais correta, dependerá de uma reflexão profunda, de “quem você é e o que realmente quer da vida”.

Os questionamentos acima, acontecem em diferentes idades; até aqui posso dizer que pelo um deles irá passar pela cabeça da maioria das pessoas em algum momento de suas vidas.

Meu amigo e escritor Paulo Kretly, em seu livro Deixe Um Legado, descreveu o exemplo de pessoas que, eu diria, provavelmente encontraram respostas para algumas das perguntas acima; entre estas que eu poderia citar: Zilda Arns, o maestro Flavio Pimenta,  Dona Otilia, entre outras.

Quando encontramos uma resposta que nos cale fundo, colocamos  nossa paixão e todo o nosso coração em um ideal.  Neste momento, encontramos a primeira resposta de muitas perguntas que a vida irá nos impor; Por que? Um “por que” dá sentido e forças para sobrepujar qualquer “Como”. O “como”, sempre exige algum nível de sacrifício. Para quem estiver olhando de fora, talvez veja um peso gigantesco, mas para aquele que abraçou a causa, o peso de seu fardo não será visto da mesma maneira.

Minha avó criou seus filhos com ajuda de sua maquina de costura.  Uma vez ouvi dizer que minha mãe e tios, ao acordarem para ir a escola, encontravam minha avó adormecida sobre sua máquina. Quando ainda ela era viva eu a indaguei: - Vó, não foi sacrificado trabalhar diariamente até altas horas para conseguir cuidar de seus filhos? Ela me respondeu: Não! Eu quis entender e continuei a questioná-la; Por que não?! A resposta foi: Quando a gente faz por amor, não é sacrificado. Ter um “por que” realmente nos ajuda a passar por qualquer “como”. Nós podemos ensinar com palavras que podem ser esquecidas, mas o exemplo tem o poder de marcar nossas mentes e deixar vividas nossas lembranças.

Quem é você? Você pode dizer com certeza que suas últimas escolham foram as mais acertadas? O que tem valor para você? Qual é o seu Por quê?

Boa reflexão!


Nenhum comentário:

Postar um comentário